Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A departamentalização por base territorial é geralmente utilizada por empresas que abrangem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. È especialmente atrativa para empresas de largaescala e cujas atividades são física ou geograficamente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país no qual estão sediadas. È mais indicada para aárea de produção (operações) e de vendas, sendo pouco utilizada pela área financeira, a qual nem sempre admite descentralização.
A organização na base da clientela envolve a diferenciação e oagrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. Características antropológicas (idade, sexo, classe social, tipo de consumidor etc) constituem a basedesse tipo de departamentalização. As lojas de departamento são exemplos, sendo divididas por seções (perfumaria, lingerie, roupas femininas e masculinas, calçados femininos e masculinos,eletroeletrônico, eletrodoméstico etc).


3.2 – Vantagens.

A departamentalização geográfica pode apresentar as seguintes vantagens:

1) Quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso daorganização depende particularmente do seu ajustamento ás condições e necessidades locais ou regionais, a estratégia territorial torna-se imprescindível.

2) A Organização territorial permite fixarresponsabilidade de lucro e de desempenho da mesma forma que a organização por produtos, com exceção de que, no caso, a ênfase é colocada sobre o comportamento regional ou local.

3) Permite encorajaros executivos a pensarem em termos de sucesso do território, mais do que em termos de sucesso de um departamento especializado em uma departamentalização funcional ou em termos de sucesso de umproduto em uma departamentalização por produtos.

4) É especialmente indicada para firmas de varejo, desde que certas funções, (como, por exemplo, compras ou finanças) sejam centralizadas.

5)...
tracking img