Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
8-AS ENGENHARIAS DO FUTURO:


Engenharia Quântica é a parte da Engenharia física que estuda o estado de sistemas onde não valem os conceitos usuais da mecânicaclássica, tais como os de trajetória e o de distinguibilidade de partículas idênticas (aliás, ambos os conceitos são intimamente relacionados). Usualmente estuda o movimentode partículas muito pequenas, ou seja, em nível subatômico. Entretanto, há efeitos que ocorrem em nível macroscópico. O conceito de partícula "muito pequena" , mesmo quede limites muito imprecisos, relaciona-se com as dimensões nas quais começam a ficar evidentes efeitos como a impossibilidade de conhecer com infinita acuidade e aomesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula, entre outros. Os ditos efeitos chamam-se "efeitos quânticos".
Assim, a Mecânica Quântica é a que descreve omovimento de sistemas nos quais os efeitos quânticos são relevantes. Experimentos mostram que estes são relevantes em escalas de até 1000 átomos. Entretanto, existem situaçõesonde mesmo em escalas macroscópicas os efeitos quânticos se fazem sentir de forma manifestamente clara, como nos casos da supercondutividade e da superfluidez. A escalaque regula em geral a manifestação dos efeitos quânticos é o raio de Bohr.

Engenharia em Nanotecnologia é o mais novo projeto de Engenharia no Brasil, o InstitutoTecnológico Aeronáutico – ITA, mandou o projeto do curso para que o Ministério da Educação analizasse, o ITA já fora pioneiro em vários cursos de engenharia, como porexemplo: O curso de Engenharia Aeronáutica, criado em 1950 e o curso de Engenharia eletrônica, criado em 1953.

Fonte: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0007/7958.pdf
tracking img