Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO
DE
MECÂNICA APLICADA

PARAFUSOS

Professor: Mauro
Seminário: PARAFUSOS
Apresentação: 29/11/2011
Nota: 3,0 pontos para a N2
Slides podem ser divididos em parte para apresentação:
Mecânica aplicada, slides 1 – 7, apresentação de Andressa
Partes do parafuso, slides 8 - 19, apresentação de Clayton
Cálculo, slides 20 - 24, apresentação de Claudinei
Tipo de materiais, slides 25 – 28,apresentação de Andréia
Utilização, slides 29 – 37, apresentação de Admilson

Grupo:
Admilson Aparecido Machado Coutinho – 0901356864
Ailton da Silva Ferreira – 0919446993
Ana Karina de Souza Brito – 0901373533
Ana Paula de Souza dos Santos – 1901415490
Andreia Gonçalves da Silva – 0919441209
Andressa Cristina da Silva – 0925434346
Claudinei José da Silva – 0981000188
Clayton Magalhães de Souza –0976000035

PESQUISA TEÓRICA

Os elementos de fixação mais utilizados na união de peças em conjuntos mecânicos são: rebites, pinos, cavilhas, contrapinos (cupilhas), parafusos, porcas, arruelas e chavetas. A união de peças feita pelos elementos de fixação pode ser de dois tipos: móvel ou permanente. 
Na união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causarqualquer dano às peças que foram unidas e até mesmo à sua estrutura. Isto acontece nas uniões feitas com parafusos, porcas e arruelas. 
Na união permanente, os elementos de fixação, uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. Podemos observar isto nas uniões feitas com rebites e soldas. 
Tanto os elementos de fixação móvel quanto os elementos de fixação permanente devem serutilizados com muita habilidade e cuidado porque são, geralmente, os componentes mais frágeis da máquina. Para projetar um conjunto mecânico é necessário escolher o elemento de fixação adequado ao tipo de peças que irão ser unidas ou fixadas. 
É importante planejar e escolher corretamente os elementos de fixação a serem utilizados para evitar concentração de tensão nas peças fixadas. Essas tensõescausam rupturas nas peças por fadiga do material. 
O rebite é formado por um corpo cilíndrico e uma cabeça. É fabricado em aço, alumínio, cobre ou latão. É utilizado para fixação permanente de duas ou mais peças. 
O pino une peças articuladas. Nesse tipo de união, uma das peças pode se movimentar por rotação. 
A cavilha une peças que não são articuladas entre si. O contrapino (cupilha) é uma hasteou arame com forma semelhante à de um meio-cilindro, dobrado de modo a fazer uma cabeça circular e tem duas pernas desiguais. Introduz-se o contrapino ou cupilha num furo na extremidade de um pino ou parafuso com porca castelo. As pernas do contrapino são viradas para trás e, assim, impedem a saída do pino ou da porca durante vibrações das peças fixadas. 
O parafuso é um elemento de máquinasformado por um corpo cilíndrico roscado e uma cabeça, que pode ter várias formas. Podemos considerar o parafuso o elemento mais utilizado na fixação móvel de conjuntos mecânicos.
A porca mais utilizada em conjuntos mecânicos tem forma de prisma (sextavado). Apresenta um furo com uma rosca interna. Através desse furo, a porca é fixada ao parafuso. Podemos encontrar porcas quadradas, e em formatosespeciais (castelo e borboleta). 
A arruela é um disco metálico com um furo no centro. O corpo do parafuso passa por esse furo com o objetivo de dar melhor qualidade à união do conjunto, evitando desgastes no equipamento e folga causada pela vibração no funcionamento. 
O anel elástico é utilizado para impedir deslocamento de eixos. Serve, também, para posicionar ou limitar o movimento de uma peça quedesliza sobre um eixo.
As chavetas são elementos de máquinas empregados em uniões móveis com o objetivo de acoplar peças do equipamento ao seu eixo para evitar deslizamento. As chavetas têm vários formatos e aplicações como a fixação de buchas e acoplamentos.
Os parafusos são elementos de máquinas utilizados na união móvel de peças em um conjunto mecânico. Podemos considerar o parafuso o elemento...
tracking img