Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem ou problematização de documentos orais?

Resenha feita sobre o dossiê Os Combates da Memória: escravidão e liberdade nos ar-quivos orais de descendentes de escravos brasileiros escritopor de Hebe Mattos publica-do pela Revista Tempo, Niterói, v. 3, n. 6, p. 119-138, 1998.
Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg6-8.pdf
Bibliografia:http://www.skoob.com.br/autor/2312

Abordagem ou problematização de documentos orais?
Hebe Maria Mattos, a autora desse dossiê, possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminensee atualmente é professora titular desta. Ela possui grande conhecimento no campo de Historia ,e desde o fim de sua faculdade se dedicou a História do Brasil. Alguns de seus livros publicados sãoMemórias do Cativeiro e Escravidão e Cidadania no Brasil, ambos falam sobre algumas temáticas trabalhadas nesse artigo.
Os Combates da Memória: escravidão e liberdade nos arquivos orais de descendentesde escravos brasileiros é um dossiê contendo doze páginas escrito por Hebe Maria Mattos. Ele foi publicado em dezembro de 1998 pela Revista Tempo ,do Departamento de História da UFF , de ediçãonúmero 6 que tinha como título Escravidão e África Negra.
Este dossiê, tem como base, entrevistas feitas por um projeto de documentação oral que foram colocadas em um acervo, no qual contem pesquisasdesenvolvidas por Robson Luís Machado Martins e Ana Maria Lugão Rios. As entrevistas tentam abordar sobre a história da experiência familiar dos descendentes de escravos libertos nas antigas áreascafeeiras do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Os temas centrais abordados nesse dossiê, dos quais também são os temas principais abordados pela autora em seus livros e artigos são: escravidão, abolição,memória, história oral e identidade.
Inicialmente é mostrado resumos de algumas das entrevista feitas com pessoas que se declaram negras e descendentes de escravos. Nestas entrevista as pessoas...
tracking img