Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
você já sabe que, embora não existam regras fixas de cotagem, a escolha da maneira de dispor as cotas no desenho técnico depende de alguns critérios. Os profissionais que realizam a cotagem dos desenhos técnicos devem levar em consideração vários fatores, como por exemplo: forma da peça; forma e localização dos seus elementos; tecnologia da fabricação; função que esta peça irá desempenhar e aprecisão requerida na execução e no produto final. A cotagem do desenho técnico deve tornar desnecessária a realização de cálculos para descobrir medidas indispensáveis para a execução da peça.

Introdução

Nesta aula você estudará os principais sistemas de cotagem isto é, os cotagem, modos organizados de estruturar a cotagem completa da peça.

Nossa aula

Cotagem em cadeia
Observe a vistafrontal de uma peça cilíndrica formada por várias partes com diâmetros diferentes.

Neste desenho, foi realizada uma cotagem em cadeia Observe que, na cadeia. cotagem em cadeia, cada parte da peça é cotada individualmente. A parte identificada pela letra A , por exemplo, mede 25 mm de comprimento. Já a cota 12 indica o comprimento da parte C . Analise você mesmo as demais cotas. Você deve terreparado que a cotagem da peça não está completa. Foram inscritas apenas as cotas que indicam o comprimento de cada parte da peça, para ilustrar a aplicação do sistema de cotagem em cadeia.

A U L A

27

Este sistema de cotagem só pode ser utilizado quando um possível acúmulo de erros na execução da peça não comprometer a sua funcionalidade. Em outras palavras, quando a exigência de precisãona execução de cada parte da peça é muito grande, este sistema de cotagem não deve ser adotado.

Cotagem por elemento de referência
Na cotagem por elemento de referência as cotas são indicadas a partir de uma parte da peça ou do desenho tomado como referência. Este elemento de referência tanto pode ser uma face da peça como também uma linha básica isto básica, é, uma linha que serve de base paraa cotagem. Este sistema de cotagem deve ser escolhido sempre que é necessário evitar o acúmulo de erros construtivos na execução da peça. Cotagem por face de referência Observe a perspectiva cotada e, ao lado, a vista frontal do pino com rebaixo. Note que a perspectiva apresenta apenas duas cotas, enquanto que a vista frontal apresenta a cotagem completa.

A extremidade do corpo do pino foiescolhida como face de referência, como se observa na perspectiva. A partir desta face de referência foram indicadas as cotas: 35 e 45 45. Você notou que foi prolongada uma linha auxiliar a partir da face de referência tomada como base para indicação das cotas de comprimento: 35 e 45? No desenho técnico da peça não se usa a expressão: “face de referência”. Vamos interpretar a cotagem deste desenhotécnico na vista frontal? Acompanhe. A cota 55 indica o comprimento e a cota 36 o diâmetro da peça. As cotas 45 36, e 35 indicam o comprimento de cada parte da peça partindo da face escolhida como referência. Os diâmetros de cada parte da peça estão indicados pelas cotas 26. 16 e 26 A seguir você vai analisar a cotagem da placa com furos com as cotas dispostas por face de referência. Examine primeiroo desenho da perspectiva cotada para entender bem. Depois, procure interpretar a cotagem no desenho técnico, respondendo às questões propostas.

A U L A

27

Neste exemplo a localização dos furos foi determinada a partir de duas faces de referência. Analise a cotagem no desenho técnico.

Verificando o entendimento
Escreva as cotas pedidas: a) comprimento, altura e espessura da peça:........, ......... e ........; b) diâmetro dos furos ........; c) cotas indicadas a partir da face de referência A: ....., ......, ....., ......; d) cotas indicadas a partir da face de referência B: ....., ....., ....., .....; e) cotas de localização do recorte: ......, ..... .

A U L A

27

Muito bem! Veja se você completou corretamente os espaços em branco: a) comprimento, altura e...
tracking img