Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História

No final do século passado, o industrial austríaco Ludwig Hatshek experimentou a associação do amianto à pasta de cimento, criando assim o fibrocimento. Também conhecido como asbesto, éuma fibra mineral natural sedosa, largamente utilizada na indústria, principalmente na fabricação de telhas, caixas d’água, guarnições de freios (lonas e pastilhas) e revestimentos de discos deembreagem, vestimentas especiais, materiais plásticos reforçados, termoplásticos, massas, tintas, pisos vinílicos etc.

É conhecido e utilizado desde a Antigüidade, como reforço de utensílios cerâmicos,encontrados em escavações, mas são os romanos há quase 2.000 anos que o extraíram das minas situadas nos Alpes italianos e nos Montes Urais na Rússia.

O nome asbesto, de origem grega, significaincombustível, foi referido por Plutarco no século 70 A.C. ao pavio de lâmpadas mantidas permanentemente acesas pelas virgens vestais e ao qual se denominava asbesto ou não destrutível pelo fogo. Jáamianto, palavra de origem (amianthus), significa sem mácula ou incorruptível.

Este novo produto foi aplicado a coberturas, como substituto das ardósias naturais na forma de pequenas placas de váriosformatos e de reduzida espessura, oferecendo a facilidade de corte e montagem com grampos e dispensando a furação prévia.

O passo seguinte foi o desenvolvimento de uma chapa ondulada para asubstituição das ardósias e das chapas metálicas, que requereriam custoso tratamento superficial e constante na manutenção.


Propriedades

As principais propriedades físico-químicas deste material, que otornaram uma matéria-prima importante para a industria:

Alta resistência mecânica, especialmente à tração;
Além do perfil dito estrutural, as fibras de amianto uniformemente espalhadas edistribuídas no cimento, conferem ao fibrocimento alta resistência aos esforços de tração.

Incombustível;
Dada a natureza de seus constituintes, o fibrocimento não pega fogo, não produz gases tóxicos nem...
tracking img