Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revenido ou Revenimento é um tratamento térmico utilizado no aço para corrigir inconvenientes decorrentes da têmpera, sendo, portanto, e sempre aplicado posteriormente a ela.
Processo de Revenimento
A têmpera tende a tornar o aço excessivamente rígido (pouca elasticidade) e frágil (pouca resistência ao choque) e a criar tensões internas, o que é corrigido pelo revenido, que consiste emreaquecer a peça temperada a uma temperatura muito superior à da têmpera (zona crítica-fase austenítica).
A temperatura de revenido e o tempo de manutenção desta temperatura influem decisivamente nas propriedades finais obtidas no aço: quanto mais tempo e/ou maior temperatura, mais dúctil se torna o aço. Os elementos de liga contidos no aço também influem no revenido, mudando o comportamento do aço noprocesso (endurecimento secundário).
A temperatura de revenido normalmente situa-se entre 150°C e 600°C, e o tempo de duração entre 1h e 3h. Todavia, quanto maior a temperatura empregada, mais o revenido tende a reduzir a dureza originalmente obtida na têmpera.
O revenido aumenta a ductilidade e a elasticidade do aço, e é usado especialmente na fabricação de molas.

Revenimento - Processo deTratamento do Aço
O processo térmico de revenimento tem por objetivo corrigir aços cuja tenacidade é frágil e a dureza excessiva, resultando em aços de tenacidade aumentadas.
Como é o processo – O revenimento consite no reaquecimento de peças temperadas, a temperaturas situadas abaixo da linha inferior de transformação A1 do aço. Variações na temperatura resultam em pequenas ou grandestransformações na estrutura martensítica. Vejamos uns exemplo.
Entre 100°C e 200°C não há modificações expressivas num aço de composição próxima do eutóide. A dureza cai para 60 RC e pode ocorrer a precipitação de um carboneto de ferro de transição chamado Épsilon. O revenimento, nesta situação, mudou pouco o aço.
Entre 200°C e 260°C as tensões começam a ser alividadas, o aço começa a perder dureza, emboranão se observe nenhuma modificação estrutural notável. O revenimento coeça a alterar a estrutura.
Entre 260°C e 360°C inicia-se a precipitação de carbonetos finos e a estrutura de então costuma ser chamada de Troostita. A dureza continua caindo e chega próximo de 50 RC. O revenimento já causa mudanças notáveis.
Entre 360°C e 730°C ocorrem as maiores transformações estruturais e mecânicas. Àmedida que a temperatura de revenimento se eleva, as partículas de Cementita precipitada ficam mais grossas e se tornam perfeitamente visíveis numa matriz férrica. As estruturas de então são habitulamente chamadas de Sorbita e a dureza cai para 30 RC. A 720°C o revenimento pode levar a uma queda da dureza para entre 5 RC e 8 RC.
Aços altamente ligados apresentam um comportamento diferente norevenimento, pois na faixa de 500°C e 600°C apresentam precipitação de caroneto de liga (endurecimento secundário).
Variações no processo de revenimento são feitas para atender os requisitos do cliente, ou seja, o processo será conduzido para se obter um pequeno ou um grande aumento na tenacidade.

Revenimento – Aplicado nos aços temperados, imediatamente após a têmpera, a temperaturas inferiores acrítica, resultando em modificação da estrutura obtida na têmpera. A alteração estrutural que se verifica no aço temperado conseqüência do revenido melhora a ductilidade, reduzindo os valores de dureza e resistência à tração, ao mesmo tempo em que as tensões internas são aliviadas ou eliminadas. O revenimento e ar visa ganho de custo, pois o material revenido a ar é executado em fornos decirculação forçada sem nenhuma adição de nenhum gás, porém o mesmo gera uma superfície em casos de temperatura elevada com algumas agressões como: carepa, oxidação, azulamento, entre outras.
Revenimento com Atmosfera Controlada - Aplicado nos aços temperados, imediatamente após a têmpera, a temperaturas inferiores a crítica, resultando em modificação da estrutura obtida na têmpera. O revenimento com...
tracking img