Esclerose multipla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esclerose múltipla
O sistema nervoso faz a comunicação das diferentes partes do corpo entre si e com ele mesmo. Normalmente os nervos estão protegidos por uma capa chamada por mielina. Na esclerosemúltipla (EM) , ocorre uma inflamação dessa capa, que acaba se dissolvendo. Com o tempo, a mielina é substituída por tecidos cicatricial em locais isolados do cérebro e da medula. Os impulsosnervosos, que normalmente são transmitidos a uma velocidade de 360 quilômetros por hora, param ou se tornam muitos lentos. As pessoas com maior probabilidade de desenvolver a EM são:
* Adultos brancos entre20 e 40 anos
* Pessoas com história familiar da doença
* Mulheres (a relação é de 3 mulheres para cada 2 homens)
* Moradores do norte dos EUA, Canada e norte da Europa
Causas
Não se conhece acausa da EM. Algumas teorias apontam um vírus ou outro agente infeccioso e/ou um problema auto-imunes, o sistema imunologico ataca as células do próprio organismo em vez de atacar os invasores estranhos.Toxinas, traumas, deficiências nutricionais e outros fatores que possam levar à a destruição da mielina também são possíveis causas. Fatos conhecidos que antecedem o início da EM incluem sobrecargade trabalho, fadiga, período pós-parto em mulheres, infecções agudas e febres.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas podem ser leves e estar presente por anos antes de ser constatada a esclerosemúltipla. Uma vez diagnosticada a doença, os sintomas duram horas a semanas, variando dia a dia, podendo surgir e desaparecer sem um padrão previsível. Esses sintomas incluem:
* Cansaço, que pode serextremo
* Fraqueza
* Formigamentos
* Câimbras
* Má coordenação motora (tremor nas mãos)
* Problemas urinários (urinar freqüentemente, difícil controle da urina, infecções e incontinência)
* Visãoborrada, visão dupla ou perda de visão em um dos olhos
* Alterações do humor, irritabilidade, depressão, ansiedade, euforia

Tratamentos e cuidados
Ainda não existe cura, mas vários passos podem...
tracking img