Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos de Processos de Engenharia de Software
Rafael Orivaldo Lessa, Edson Orivaldo lessa Junior Princípios da Engenharia de Software – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Caixa Postal 88132-000 – Palhoça – SC – Brasil edsonlessajunior@yahoo.com.br, rafinha_lessa@yahoo.com.br Abstract. The software engineering appeared to correct problems with regard to the development of softwareprojects, from this sprouting models of processes and guide of developments had been created for improve of the process of development of software. The article will show to some models of processes and a guide calling SWEBOK, that was created by members of the which had scientific community to the vast material that involves the software engineering. Resumo. A engenharia de software surgiu paracorrigir problemas com relação ao desenvolvimento de projetos de software, a partir desse surgimento modelos de processos e guia de desenvolvimentos foram criados para otimização do processo de desenvolvimento do software. O artigo mostrará alguns modelos de processos e um guia chamando de SWEBOK, que foi criado por membros da comunidade cientifica devido ao vasto material que envolve a área.

1.Engenharia de Software
O software de computadores é hoje uma tecnologia importante no âmbito mundial, tendo um crescimento rápido desde a década de 1950, com esse ríspido crescimento começou a ocorrer problemas relacionados a correções, adaptações, aperfeiçoamento é ainda o processo de manutenção que consome mais recurso e mais pessoas que na criação de novos software. Com todos esses problemasnovos conceitos começaram ser criados com o da Engenharia de Software. A Engenharia de software segundo Fritz Bauer “é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter softwares econômicos que sejam confiáveis e que trabalhem eficientemente em maquinas reais”. Já IEEE desenvolveu uma definição mais abrangente que é “(1) aplicação de uma abordagem sistemática,disciplinada e quantificável, para desenvolvimento, operação e manutenção do software, isto é a aplicação da engenharia ao software. (2) Os estudos de abordagens como as de (1)”. (PRESSMAN, 2006) Todas essas definições estão inseridas no livro de Pressman que ressalva que a engenharia de software é uma tecnologia em camadas (Ferramentas, Métodos, Processo, Foco na qualidade) e a organização devem seapoiar num compromisso de qualidade.

2. Técnicas de engenharia de Software
A Engenharia de Software é uma técnica de sucesso para projetos de software, pôr em sua maioria, não são aplicadas na produção de Software. No entanto, ainda há problemas em produzir software complexo, que atenda às expectativas dos usuários e que seja entregue dentro do prazo e do orçamento estabelecido. Muitos projetosde software ainda têm problemas, e isso levou alguns críticos, como Pressman (PRESSMAN, 2006), a sugerirem que a Engenharia de Software está em um estado de aflição crônica. À medida que a nossa capacidade de produzir software aumentou, também cresceu a complexidade dos sistemas requeridos. Novas tecnologias que resultam da convergência de sistema de computadores e de comunicação, trazem novasquestões para os engenheiros de software. Por essa razão e pelo fato de muitas empresas não aplicarem as técnicas de Engenharia de Software de maneira eficaz, apresenta diversos problemas. A situação não é tão ruim como os pessimistas sugerem, mas, com certeza, há espaço para melhorias. Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software. Cada modelo de processorepresenta um processo a partir de uma perspectiva particular, de uma maneira que proporciona apenas informações parciais sobre o processo (SOMMERVILLE 1995). Abaixo constam alguns modelos de processos de softwares que serão abordados no artigo: • • • O modelo em cascata; Desenvolvimento evolucionário; Desenvolvimento iterativo o Modelo de desenvolvimento espiral; o Modelo de desenvolvimento...
tracking img