Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 3
Passo 1
A)
Condutibilidade: de eletricidade, calor, vibrações.
Ductilidade: a capacidade de se transformar em fios.
Maleabilidade: possibilidade de deformar-se, sem que se quebre ou trinque, até o ponto de uma fina lâmina.
Elasticidade: característica apresentada por alguns metais que faz com que, depois de serem pressionados por uma força, voltem à sua forma de origem.
Tenacidade:resistência à tração.
B) A ligação metálica ocorre entre dois átomos de metais. Nessa ligação todos os átomos envolvidos perdem elétrons de suas camadas mais externas, que se deslocam mais ou menos livremente entre eles, formando uma nuvem eletrônica.
C) Uma liga metálica é a mistura de dois ou mais metais ou de metais com não- metais, mas sempre com predominância dos primeiros. As mais usadasnas indústrias são: Aço: Ferro e carbono Aço inoxidável: Ferro, carbono, níquel e crômio Bronze: Cobre e estanho.
Passo 3
A instalação mais simples para obter o ferro a partir do minério de ferro é chamada forno de lingotamento. Nesse forno, é queimado carvão com minério de ferro e uma boa alimentação de oxigênio (fornecida por um fole ou soprador). O carvão é, essencialmente, carbono puro.O carbono combina-se com o oxigênio para criar dióxido de carbono e monóxido de carbono liberando uma grande quantidade de calor no processo. O carbono e o monóxido de carbono combinam-se com o oxigênio contido no minério de ferro e levam-no embora, deixando o ferro metálico. No forno, o fogo não é suficientemente quente para fundir completamente o ferro; então, o resultado final é uma massaesponjosa contendo ferro e silicatos (bloco). Aquecendo e martelando o bloco, os silicatos vítreos misturam-se ao metal de ferro criando o ferro forjado. O ferro forjado é resistente e fácil de trabalhar, tornando-o perfeito para criar ferramentas. A maneira mais avançada de fundir o ferro é em um alto forno. O alto forno é carregado com minério de ferro, carvão vegetal ou coque (o coque é o carvãofeito de hulha) e calcário (CaCO3). Sobram grandes quantidades de ar no fundo do forno. O cálcio contido no calcário combina-se com os silicatos para formar escória. O ferro líquido acumula-se no fundo do forno juntamente com uma camada de escória na parte superior. Periodicamente, o ferro líquido é liberado para fluir e esfriar. O ferro líquido geralmente flui para um canal com entalhes em um leitode areia. Quando frio, esse metal é conhecido como ferro-gusa. Para obter uma tonelada de ferro-gusa, inicia-se com duas toneladas de minério, uma tonelada de coque e meia tonelada de calcário. O fogo consome cinco toneladas de ar. A temperatura atinge quase 1600 ºC (aproximadamente 2900 ºF) no centro do alto forno.

Passo 5
Os minérios de cobre aparecem misturados com diversos tipos demateriais rochosos sem valor comercial, a ganga, da qual devem ser separados. Para isso, são submetidos inicialmente a um processo de moagem e pulverização. Em seguida, de acordo com o tipo de minério, aplicam-se diferentes processos de contração do material. Emprega-se cobre principalmente na transmissão elétrica e na telefonia. Suas propriedades elétricas são melhor aproveitadas quando é empregadoem estado puro, mas as propriedades mecânicas e a inalterabilidade são melhores nas ligas com zinco, estanho, chumbo, níquel, etc. O cobre, porque é submetido inicialmente a um processo de moagem, pulverização em seguida aplicam-se diferentes processos de contração do material. O ferro, pois existe todo um processo de combustão em sua produção, por isso se torna o mais poluente.

Passo 6Ferro - usado como matéria prima do aço, de ferro ligas, ferro fundido, ferro nodular. Também exportado para a Europa como "pãezinhos" de ferro gusa. Seu principal minério é a hematita (Fe2O3), sob várias formas: hematita, propriamente dita, canga, itabirito, etc. A hematita é reduzida em altos fornos, com a ajuda de carvão (mineral ou vegetal). A reação total é:
2Fe2O3 + 6C ==> 4Fe + 3CO2;...
tracking img