Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1
1) Qual a origem da Contabilidade?
R: Costuma-se dizer que a Contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem. Se abrirmos a Bíblia em seu primeiro Livro, Gênesis, entre outras passagens que sugerem a Contabilidade, observamos uma “competição” no crescimento da riqueza (rebanho de ovelhas) entre Jacó e seu sogro Labão (+- 4.000 a.C.). Se a riqueza de Jacó crescia mais do que a deLabão, para conhecer esse fato era necessário um controle quantitativo, por mais rudimentar que fosse.

2) Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade
R: O Livro de Jó é considerado o mais antigo da Bíblia. Já no inicio deste livro há uma descrição exata da riqueza de Jó, nos mínimos detalhes. Isso mostra que Jó considerado na época o homem mais rico do Oriente, tinha umexcelente contador.
Também são conhecidos cuneiformes em cerâmicas que relatavam as transações entre egípcios e babilônicos, destacando-se pagamentos de salários e impostos (+- 3.000 a.C.)
A Contabilidade, vai atingir sua maturidade entre os séculos XIII e XVI d.C. (comercio com a Índias, burguesia, renascimento, mercantilismo etc.) , consolidando-se pelo trabalho elaborado pelo frade franciscanoLuca Pacioli, que publicou na Itália, em 1494, um trabalho sobre Contabilidade que ainda hoje é de grande utilidade no meio contábil. Assim nasceu a Escola Italiana de Contabilidades, que dominou o cenário mundial até o inicio do século XX.

A Evolução da Contabilidade
A Contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face dasações humanas.
A Contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar imposto e a torna obrigatória para a maioria das empresas.
Ainda que a Contabilidade se utilize de métodosquantitativos, não podemos confundi-la com as ciências matemática (ou exatas), que tem por objeto as quantidades consideradas abstratas que independem das ações humanas.
A Contabilidade surgiu basicamente da necessidade de donos de patrimônios que desejam mensurar, acompanhar a variação e controlar suas riquezas. Daí, poder-se afirmar que a Contabilidade surgiu em função de um usuárioespecifico, o homem proprietário de patrimônio, que, de posse das informações contábeis, passa a conhecer melhor sua “saúde” econômico-financeira, tendo dados para propiciar tomada de decisões mais adequadas.
Costuma-se dizer que a Contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem. Se abrirmos a Bíblia em seu primeiro Livro, Gênesis, entre outras passagens que sugerem a Contabilidade, observamos uma“competição” no crescimento da riqueza (rebanho de ovelhas) entre Jacó e seu sogro Labão (+- 4.000 a.C.). Se a riqueza de Jacó crescia mais do que a de Labão, para conhecer esse fato era necessário um controle quantitativo, por mais rudimentar que fosse.
O Livro de Jó é considerado o mais antigo da Bíblia. Já no inicio deste livro há uma descrição exata da riqueza de Jó, nos mínimos detalhes. Issomostra que Jó considerado na época o homem mais rico do Oriente, tinha um excelente contador.
Também são conhecidos cuneiformes em cerâmicas que relatavam as transações entre egípcios e babilônicos, destacando-se pagamentos de salários e impostos (+- 3.000 a.C.)
A Contabilidade, vai atingir sua maturidade entre os séculos XIII e XVI d.C. (comercio com a Índias, burguesia, renascimento,mercantilismo etc.) , consolidando-se pelo trabalho elaborado pelo frade franciscano Luca Pacioli, que publicou na Itália, em 1494, um trabalho sobre Contabilidade que ainda hoje é de grande utilidade no meio contábil. Assim nasceu a Escola Italiana de Contabilidades, que dominou o cenário mundial até o inicio do século XX.
O desenvolvimento da Contabilidade foi notório nos Estados Unidos, no século...
tracking img