Engenharia plena

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A UA U L A L A

42

42

Removendo o cavaco
N

a aula passada, tratamos das noções gerais sobre a operação de usinagem feita com máquinas fresadoras. Vimos, de modo geral, como se dá a fresagem e aprendemos um pouco sobre as fresadoras e sua ferramenta, a fresa fresa. Mas isso ainda não é suficiente para você saber como fresar uma peça. Faltam os parâmetros de corte, sobre os quais vocêaprendeu no livro 2 deste módulo. Pois bem, nesta aula vamos tratar dos parâmetros de corte específicos para a fresagem. Por exemplo, suponha que na oficina seu chefe lhe dá a tarefa de fresar uma peça com as seguintes características: aço com 85 kgf/mm² de resistência, 4 mm de profundidade de corte, fresa HSS de 6 dentes e 40 mm de diâmetro. Como solucionar este problema? Ao longo desta aula vocêaprenderá a resolver este e outros problemas relacionados à fresagem. Mas lembre-se! É muito importante não deixar dúvidas para trás. Assim, não hesite em reler aulas passadas ou pedir ajuda ao seu orientador de aprendizagem.

Nossa aula

Como calcular a rpm, o avanço e a profundidade de corte em fresagem
Você deve estar lembrado que rpm, avanço e profundidade de corte são parâmetros de cortepara qualquer tipo de usinagem. A escolha dos parâmetros de corte é uma etapa muito importante na fresagem. Parâmetros de corte inadequados podem causar sérios problemas, como alterar o acabamento superficial da peça e até mesmo reduzir a vida útil da ferramenta. Como então calcular os parâmetros de corte na fresagem? O primeiro passo é calcular a melhor rotação. Esta depende basicamente de doiselementos: o diâmetro da fresa e a velocidade de corte. A velocidade de corte, por sua vez, vai depender de fatores como o tipo de material a ser usinado, o material da fresa e o tipo de aplicação da fresa.

Escolher a velocidade de corte é uma tarefa relativamente simples. Os fabricantes das fresas fornecem tabelas com as velocidades de corte relacionadas com o material da fresa e da peça aser trabalhada. Isso não é bom? Mas fique ligado, porque as tabelas podem trazer tanto valores de Vc para ferramentas de aço rápido, as HSS (High Speed Steel), quanto para as fresas de metal duro. Ou ainda contemplar em um mesmo espaço as Vc dos dois materiais: aços rápidos e metal duro. Dica tecnológica As Vc para ferramentas de metal duro chegam a ser entre 6 a 8 vezes maior que as Vc utilizadaspara ferramentas de aço rápido. Isso porque as ferramentas de metal duro têm maior resistência ao desgaste.

A U L A

42

Escolha da velocidade de corte
Suponha que você deve desbastar 4mm de profundidade em uma peça de aço de 85 kgf/mm2 de resistência, utilizando uma fresa de aço rápido. Qual deve ser a velocidade de corte da ferramenta? Para responder a esta questão, a primeira coisa afazer é observar a tabela abaixo.

O passo seguinte é verificar na coluna de materiais a classificação em que se enquadra a peça. Veja detalhe. aço de 60 - 90 kgf/mm² 14 - 16 20 - 24 26 - 30

Observou que o aço da peça está classificado entre 60 e 90 kgf/mm2 ? Agora é só relacionar a resistência do aço à profundidade de desbaste pedida. Veja o detalhe abaixo. aço de 60 - 90 kgf/mm² 14 - 16 20 -24 26 - 30

Então, a Vc que se deve usar para usinar um aço de 85 kgf/mm 2 de resistência a uma profundidade de 4 mm é de 20 a 24 m/min.

A U L A

42

Caso a profundidade de corte fosse outra, 8 mm, por exemplo, a velocidade de corte seria de 14 a 16 m/min m/min. Dica tecnológica Observe na tabela. Quanto maior a profundidade de corte, menor será o valor da velocidade de corte. Acima demoso exemplo de um tipo de tabela em que se relacionam a resistência e a dureza Brinell de alguns materiais com a velocidade de corte da fresa. Ainda há também a simples classificação de materiais como o latão, por exemplo, sem referência à sua resistência ou dureza. Mas há outros tipos de tabelas. Para ter acesso a uma maior variedade delas, você deve consultar uma biblioteca ou pedir catálogos...
tracking img