Engenharia mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Relatório - Laboratório de Química

Teste de Chama

INTRODUÇÃO

Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias sãoquantizadas, isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, no entanto um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz,etc.), pode sofrer uma mudança de energia, passando-se assim de seu estado fundamental para um nível energético mais alto, denomina-se esse processo de excitação. O estado excitado é um estadometal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação. A radiação liberadapor alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, sendo assim, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores, possibilitando a identificação da presença de certoselementos quando aquecidos em uma chama.
Devido a cada elemento emitir uma coloração característica, ela pode ser usada como método analítico, ou seja, identificar elementos através da coremitida. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados.

OBJETIVOS:

● Tal prática teve como objetivodetectar alguns cátions metálicos por meio da coloração produzida quando submetidos ao fogo;
● Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr;
●Verificar a distribuição eletrônica dos elementos e tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético;
● Visualizar o Potássio (K) na presença de Sódio (Na) através do vidro de Cobalto (Co)Materiais:

Alguns materiais que foram utilizados em laboratório que estão descritos abaixo:

 Fio de cobre “corpo de prova”;
 Bico de bunsen;
 Tubos de ensaio;
 GLP;...
tracking img