Engenharia - materiais de construcao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
EDIFICAÇÕES
1º ANO

ANA CAROLINA G. ANDRADE

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Foz do Iguaçu
2013

ANA CAROLINA G. ANDRADE

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
da origem até a atualidade

Trabalho apresentado ao curso de Materiais de Construção em Edificações do Instituto Federal do Paraná como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Edificações.Orientador: Miguel Oliveira

Foz do Iguaçu
2013

INTRODUÇAO

Os materiais de construção são definidos como todo e qualquer material utilizado na construção de uma edificação, desde a locação e infra-estrutura da obra até a fase de acabamento, passando desde um simples prego até os mais conhecidos materiais, como o cimento.
A expressão “materiais de construção”, portanto, abrange uma gamaextensa de materiais, dos quais estudaremos alguns dos principais, que denominamos “Materiais de Construção Básicos”.
Na construção civil temos materiais que são utilizados há muitos anos da mesma forma, como o concreto, e outros que evoluem constantemente. E a evolução dos materiais de construção não é um processo recente, pois teve início desde os povos primitivos, que utilizavam os materiaisassim como os encontravam na natureza, sem qualquer transformação. Com a evolução do homem surgem necessidades que levam à transformação desses materiais de uma maneira simplificada, a fim de facilitar seu uso ou de criar novos materiais a partir deles. Assim, o homem começa a moldar a argila, a cortar a madeira e a lapidar a pedra. Outro exemplo de evolução foi a descoberta do concreto que surgiu danecessidade do homem de um material resistente como a pedra, mas de moldagem mais fácil.
Perceba que os materiais continuam evoluindo para satisfazer as necessidades do homem e de forma cada vez mais rápida, com exigências cada vez maiores quanto a sua qualidade, durabilidade e custo. Além disso, há um cenário sustentável no qual a produção e o emprego dos materiais de construção devemconsiderar a questão ambiental.

RESUMO

As civilizações primitivas utilizavam os materiais do jeito que a natureza lhes fornecia, mas com o passar dos anos, passou a modifica-los e adapta-los a medida que suas exigencias e necessidades se estendiam. A partir daí, houveram avanços muito rápidos e significativos nesse campo. Um deles foi na área do concreto, historicamente criado pelos romanos apartir da necessidade de um material moldável, que endurecesse na presença de água e que fosse de alta resistencia, e sua evolução se da pelo concreto armado e o protendido. É composto basicamente por cimento, areia, brita e água.
O cimento, criado por Joseph Aspdin, é considerado um aglomerante, e foi batizado por ele como cimento Portland, devido a semelhança de sua cor e de outras característicascomo, a de um tipo de pedra encontrada na ilha de Portland.
Já os agregados (areia, brita, cascalho, etc.) servem para preencher os espaços vazios entre o cimento e torna-lo mais rígido.
A argamassa é muito semelhante ao concreto, apenas não contém os agregados graúdos. É utilizada em acabamentos, para regularizar paredes, tetos, pisos, etc.

A EVOLUÇÃO DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Ahistória dos materiais de construção acompanha a história do homem que a princípio empregava os materiais da forma como os encontrava na natureza (pedra, madeira, barro, metais, couro e fibras vegetais), e ao longo do tempo passou a modela-los e adapta-los de acordo com suas necessidades. A evolução dos materiais, inicialmente, se deu a passos lentos.
A importância dos materiais na história do homemé tal que, nos primórdios, ela foi dividida conforme a predominância do uso de um ou de outro: Idade da Pedra, Idade do Bronze; ou por seus melhoramentos: Idade da Pedra Lascada e Idade da Pedra Polida.
Assim como as exigências do homem foram aumentando, foram os padrões requeridos para o uso dos materiais, exigindo dos mesmos maior resistência, maior durabilidade e melhor aparência....
tracking img