Engenharia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centrais de Potência

* Centrais de potência são conjuntos de dispositivos destinados à produção de potência e refrigeração.
Energia
 
* Propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. [A energia pode ter várias formas (calorífica, cinética, elétrica, eletromagnética, mecânica, potencial, química, radiante), transformáveis umas nas outras, e cada uma capaz de provocarfenômenos bem determinados e característicos nos sistemas físicos. Em todas as transformações de energia há completa conservação dela, i. e., a energia não pode ser criada, mas apenas transformada (primeiro princípio da termodinâmica). A massa de um corpo pode-se transformar em energia, e a energia sob forma radiante pode transformar-se em um corpúsculo com massa].

Principais fontes de energia * Energia Fóssil;
* Energia de Biomassa;
* Energia Nuclear;
* Energia Geotérmica;
* Energia Gravitacional;
* Energia Solar;
* Energia Eólica;
* Energia Termoelétrica;
* Energia Hidráulica.

Energia Solar
* As células fotovoltaicas são constituídas por um material semicondutor – o silício – ao qual são adicionadas substâncias, ditas dopantes, de modo a criarum meio adequado ao estabelecimento do efeito fotovoltaico, isto é, conversão direta da potência associada à radiação solar em potência elétrica DC.

Configurações básicas de sistemas fotovoltaicos
* Os sistemas fotovoltaicos podem ser classificados em três categorias principais, isolados, híbridos e conectados as redes. A aplicação de cada uma delas depende da disponibilidade dosrecursos de energia nos locais onde os sistemas serão utilizados. Neste trabalho será focado o sistema de maior utilização, os sistemas fotovoltaicos isolados.
Sistema CC isolado sem armazenamento de energia
* Neste sistema, a carga CC encontra-se acoplada diretamente ao painel solar, logo, toda a energia elétrica produzida pelo painel é instantaneamente consumida. Um exemplo de uso para estaconfiguração é o acionamento de bombas d'água.
Sistema CC isolado com armazenamento de energia
* Num sistema com armazenamento de energia, é possível utilizar equipamentos elétricos CC independente de haver ou não geração de energia fotovoltaica no período de operação. Exemplos de aplicação, iluminação, TV, rádio, telefone, etc. Neste caso o uso de controladores de carga é comum visto que, devidoas recentes tecnologias das baterias, tem-se exigido um melhor controle do processo de carga e descarga com objetivo de proporcionar um aumento de sua vida útil.
Sistema CA isolado com armazenamento de energia
* Esta configuração de sistema é semelhante ao sistema CC isolado com armazenamento de energia, porém, o diferencial é que a carga é alimentada em energia CA devendo, portanto, serutilizado um inversor entre o painel e a carga. O inversor utilizado na geração da energia CA pode incorporar o controlador de carga com dispositivo eletrônico seguidor de máxima potência.
Sistema CA isolado sem armazenamento de energia
* Esta configuração de sistema é semelhante ao sistema CC isolado sem armazenamento de energia, porém, o diferencial é que a carga é alimentada em energia CAdevendo, portanto, ser utilizado um inversor entre o painel e a carga. O acionamento de bomba d'água equipada com motor CA convencional é uma das aplicações.
Equipamentos para um sistema fotovoltaico
* No dimensionamento de um sistema autônomo de energia são analisados:
* Os geradores (fornecedores do insumo energético);
* os condutores (fios e cabos);
* os controladores de carga(regulam a voltagem do gerador) ;
* Baterias (armazenam a energia gerada para o aproveitamento futuro e os inversores que transformam a corrente contínua gerada em corrente alternada própria a utilização na maioria dos equipamentos eletrodomésticos)
Gerador fotovoltaico
* Os módulos fotovoltaicos são formados de células feitas principalmente de silício, um elemento capaz de absorver as...
tracking img