Engenharia informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Cabo verde Departamento de Ciência Tecnologia
E.I.C - 2º Ano
Sistema Operativo
Ano lectivo 2012/2013Tema: Algoritmo de Escalonamento
LRU – Least Recently Used

Elaborado por: Docente:
* Jailson Pires Correia- Elisabete Correia
* Wagner Augusto Centeio
* Gilson Rodrigues Martins

Memoria Virtual
A memória virtual é uma forma de permitir ao software utilizar mais memóriaque o computador possui fisicamente. Ela consiste de um conjunto de alterações no projeto do hardware combinadas a alterações no projeto do sistema operacional. Tecnicamente falando, ela permite aoprograma executar em um espaço de memória cujo tamanho não é necessariamente limitado ao tamanho da memória física do computador, com a combinação das memórias principal e secundária.
A memóriavirtual é um conceito que garante uma memória dedicada à execução de cada programa, contendo, portanto, regiões lógicas de código, dados e pilha, que são geridas pelo SO, de forma transparente ao processoutilizador. Isto significa que o espaço de endereços virtuais de cada processo tem um tamanho máximo independente da capacidade de memória real disponível num dado computador.


Extrategia dePaginação
Paginação- Muito simples basta encontrar uma página livre, normalmente existentes numa Lista de Páginas Livres do sistema operativo.
* Paginação é a técnica de gerência de memória onde oespaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real é dividido em blocos do mesmo tamanho, chamados páginas.
* As páginas no espaço  virtual é denominadas páginas virtuais, aspáginas no espaço real são chamadas de páginas reais ou frames (molduras).
* Todo o mapeamento é realizado em nível de página, através de tabelas de páginas. Cada processo possui sua própria tabela....
tracking img