Engenharia – grupo v - enade 2005 padrão de respostas - questões discursivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA – GRUPO V - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÃO - 27
Essa questão envolve a aplicação prática de conceitos simples, por esse motivo, esperava-se que o estudante, com base nos dados fornecidos no enunciado da questão, fosse capaz de: a) Esboçar as seguintes curvas: tensão versus deformações do polímero ; tensão versus deformação da fibra de vidro; traçãopara o compósito epóxi/fibra de vidro. Valor atribuído ao item: de 0,00 a 4,00 pontos. Nesse item, existem quatro níveis de pontuação (0, 1, 2 e 3), recebendo pontuação máxima os estudantes que esboçaram corretamente as três curvas solicitadas.

Resposta esperada:
tensão (MPa)

fibra de vidro

σ

compósito

resina epóxi

deformação (%)

b) Indicar, com justificativa, o material maisadequado para fabricar pranchas de surf. Valor atribuído ao item: de 0,00 a 3,00 pontos. Nesse item, existem quatro níveis de pontuação (0, 1, 2 e 3), recebendo pontuação máxima os estudantes que apresentaram justificativa muito próxima do padrão esperado. Resposta esperada: o material de reforço recomendado seria a fibra de vidro. O compósito reforçado com fibra de carbono A apresentaria maiorresistência específica, entretanto a fibra de carbono A é a que apresenta custo mais elevado. Considerando que a aplicação almejada, prancha de surfe, deve apresentar custo baixo para atingir uma maior faixa de mercado, o fabricante deve optar pelo uso de fibras de vidro, que são de custo mais baixo, e que, quando utilizadas, já proporcionam um ganho na relação resistência/densidade. Entretanto, afibra de carbono pode ser justificada nos casos nos quais se deseja obter pranchas leves e de alto desempenho (por exemplo, pranchas para competição). Foi considerada, também, como correta a indicação de fibras de carbono A, desde que justificada corretamente.

c) Indicar, com justificativa, o material mais adequado para aplicações na indústria aeronáutica. Valor atribuído ao item: de 0,00 a 3,00pontos. Nesse item, existe somente uma possibilidade de resposta, recebendo pontuação máxima os estudantes que indicaram, justificadamente, o material descrito no padrão de resposta esperado. Resposta esperada: o material de reforço recomendado seria a fibra de carbono A. Nesse caso, como a aplicação na indústria aeronáutica exige alto desempenho, o fator prioritário a ser considerado é aresistência específica do produto que é maior para o compósito reforçado com fibra de carbono A. O custo nesse caso é um requisito secundário.

QUESTÃO - 29
Para a análise da questão, houve a divisão em três itens, pontuados separadamente, em que se esperava que o estudante fosse capaz de: a) Esboçar uma curva de tensão versus deformação relativa. Valor atribuído ao item: 3,00. Nesse item, existesomente uma possibilidade de resposta, recebendo pontuação máxima os estudantes que esboçaram corretamente a curva solicitada.

Resposta esperada:

(tensão) )

(deformação)

b) Descrever as vantagens mecânicas e térmicas da substituição de peças vítreas por material metálico. Valor atribuído ao item: de 0,00 a 4,00 pontos. Nesse item, existem cinco níveis de pontuação (0, 1, 2, 3 e 4),recebendo pontuação máxima os estudantes que apresentaram descrição de vantagens muito próxima do padrão esperado. Resposta esperada: • • • • • Minimiza a chance de falha por fratura por choque térmico; produção mais fácil; maior deformação de ruptura; maior tenacidade; aumento da condutividade térmica.

c) Realizar a descrição de ensaio e do tipo de avaliação obtida. Valor atribuído ao item: de 0,00 a3,00 pontos. Nesse item, existem cinco níveis de pontuação (0, 1, 2, 3 e 4), recebendo pontuação máxima os estudantes que apresentaram a descrição solicitada muito próxima do padrão esperado, observando que se trata de um ensaio não-destrutivo. Resposta esperada: • • • • • • • Limpeza da superfície aplicação do líquido penetrante na região de avaliação; remoção do excesso; secagem; aplicação...
tracking img