Engenharia florestal x engenharia civil ( corresponsáveis para com o meio ambiente).

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Engenharia Florestal x Engenharia civil ( Corresponsáveis para com o Meio Ambiente).
Engenharia Florestal
A Engenharia Florestal ou Engenharia Silvícola é o ramo da engenharia que visa à produção de bens oriundos da floresta ou de cultivos florestais, através do manejo de áreas florestais para suprir a demanda por seus produtos.
Tradicionalmente, o campo de trabalhorestringia-se às grandes indústrias de carvão, celulose e madeira serrada. Hoje, com a certeza de que a humanidade depende do ambiente em que vive, esta profissão ganhou importância em outros setores. Nas agências governamentais, trabalha para manter as Unidades de Conservação e fiscalizar o uso das áreas utilizadas pela iniciativa privada. Nas agências de certificação, cria meios para que os consumidoresconheçam o comportamento das empresas florestais em relação ao ambiente. Como consultor independente, alavanca a formação de culturas florestais em pequenas, médias e grandes produtores florestais, gerando benefícios para as pequenas comunidades e para a sociedade em geral.
Engenharia civil
Engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como pontes, viadutos, estradas,barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária.
O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas).Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando eespecificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente.
Introdução

Introdução Com o crescimento econômico ocorrido com a industrialização, alguns problemas começaram a sugir: o aquecimento da terra, a destruição dacamada de ozônio, a utilização demasiada dos recursos não-renováveis, a contaminação e exploração dos oceanos entre outros, o que culminou com o despertar de uma consciência ecológica. Segundo Viterbo (1998), pode-se dividir a evolução da consciência ambiental em quatro fases distintas: A primeira fase chamada de conscientização foi marcada com a preocupação sobre os recursos hídricos e o saneamentobásico. Em Estocolmo em junho de 1972 ocorreu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que tratou basicamente do controle da poluição do ar e da água, e dessa forma, colocou a questão ambiental nas agendas oficiais internacionais, marcando a segunda fase da evolução da consciência ecológica.












Riscos e Impactos Ambientais Na Área De ExpansãoUrbana
     
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da educação ambiental dentro das empresas, escolas, bancos, padarias e etc, dando ênfase a preocupação que a sociedade vem demonstrando com a qualidade do meio ambiente e a utilização sustentável dos recursos naturais, que tem-se refletido na elaboração de leis cada vez mais restritivas a emissão de poluentes, á disposiçãode resíduos sólidos e líquidos e a exploração dos recursos naturais. Salienta-se a tais exigências, a existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual normas como Série ISO 14000, possam construir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto asociedade á sociedade.
      A questão da sustentabilidade assume neste novo século um papel central na reflexão sobre as dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configurem. O quadro socioambiental que caracteriza a sociedade contemporânea revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente tem tido conseqüências cada vez mais complexas, tanto em termos de quantidade      A educação...
tracking img