Engenharia dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 5 de engenharia dos materiais
1 – INTRODUÇÃO:
Os materiais orgânicos são formados basicamente por cadeias de carbono, tais como a madeira, a borracha, óleos para lubrificação, e ospolímeros em geral.
As expressões científicas de (elasticidade e plasticidade( aplicadas para os materiais metálicos não servem para os plásticos. Plásticos são grupos de materiais artificiais,geralmente de origem orgânica sintética, que em algum estágio de sua fabricação, adquiriram condições plásticas, durante o qual foram moldados, com aplicação de pressão e calor.
Monômero é a menorunidade molecular do polímero, que é a combinação de monômeros unidos para formar uma cadeia polimérica, originando grandes moléculas. As propriedades dos polímeros como a temperatura de fusão, o limitede resistência e a viscosidade estão relacionados com o tamanho de suas moléculas. O polietileno é o mais simples dos polímeros, sendo formado por 103 a 104 monômeros.
O tamanho da molécula édeterminado pelo número de meros existentes. Este número é chamado de grau de polimerização (GP):


[pic] (I)


Exemplo 01: O policloreto de vinila é formado por 1000 átomos de carbono, 1500átomos de hidrogênio e 500 átomos de cloro. Qual é o grau de polimerização do polímero ?


[pic]
Os polímeros comerciais apresentam geralmente um GP variando de 75 a 750 meros pormoléculas.
2 – MECANISMOS DE POLIMERIZAÇÃO:
A formação dos polímeros se dá através dos mecanismos de polimerização, que podem ser por adição ou condensação, como veremos a seguir:
2.1 – Polimerizaçãopor Adição:
O mecanismo de polimerização por adição consiste no encadeamento de moléculas de monômeros por uma ou mais ligações deste, sob a influência do calor, pressão, luz e/ou catalisador,sem a formação de sub-produtos. A polimerização por adição pode se realizar em uma só dimensão obtendo-se polímeros lineares. Ela ocorre pela quebra das ligações duplas dos monômeros e a formação de...
tracking img