Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de Software
Professor: Jair Cavalcanti Leite
Objetivo do Curso  
Programa do Curso  
Bibliografia  
Sites Relacionados
Atualmente a disciplina de engenharia de software na UFRN não está sendo oferecida por mim. Mas você pode ver um resumo das minhas aulas no meu blog.
Não deixe de visitar as páginas do novo curso de engenharia de software da UFRN.

Objetivos
A Engenharia deSoftware (ES) surgiu em meados dos anos 70 numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software (estruturas de dados e algoritmos) encapsulados na forma de procedimentos, funções,módulos, objetos ou agentes e interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistemas computacionais.
Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantido suas qualidades. Além disto, aengenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento.
O que este curso aborda?
Aprender tudo o que é necessário para se construir software não é papel de uma única disciplina de 60 horas, mas de um elenco de matérias que poderiam compor um curso completo de graduação. Este curso apresenta métodos e técnicas para o desenvolvimento de software queabordam especificação, modelagem, arquiteturas, verificação e testes de software, bem como para o planejamento e gerenciamento do processo de desenvolvimento.A disciplina de ES se preocupa em sistematizar o desenvolvimento através de modelos, técnicas e ferramentas para o produto e para o processo.
O que este curso não aborda?
O curso não ensina em detalhes cada uma das etapas do processo dedesenvolvimento. O curso não aborda, por exemplo, a análise de sistemas que é estudada em profundidade em disciplinas de análise; a codificação é estudada em disciplinas de algoritmos e linguagens de programação; o projeto de banco de dados e de interfaces de usuário são estudados nas disciplinas de mesmo nome. Espera-se que o aluno complemente estes conteúdos com o material bibliográfico auxiliar.  Programa do Curso
1. Introdução à Engenharia de Software
2. Processo de Software
3. Planejamento e Gerenciamento de Software
4. Requisitos de Software
5. Modelos de Software
6. Design e Arquitetura de Software
7. Verificação e Validação de Software
8. Manutenção e Evolução de Software

Bibliografia
* Livros:
* Sommerville, Ian. Engenharia de Software -8a edição - Versão em Portuguêseditada pela Addison Wesley.
* Pressman R. Engenharia de Software - 6a edição - McGraw-Hill Interamericana do Brasil. Material suplementar em inglês
* Pfleeger, S. Engenharia de Software - Teoria e Prática 2a edição - Pearson/Prentice-Hall, 2004. Veja mais sobre o livro.
* Stephen Schach. - Object-Oriented and Classical Software Engineering -Fifth Edition - McGrawHill International Edition, 2002Veja mais sobre o livro (em inglês).
* Paula Filho, W. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões - 2a edição - LTC - 2003.
* Brooks, Jr., F.P. The Mythical Man-Month: Essays on Software Engineering, 20th Anniversary Edition. Reading, MA: Addison-Wesley, 1995, 322 pages.
* Craig Larman - Utilizando UML e Padrões -Um Guia para a Análise e Projeto Orientados a Objetos - Ed. Bookman
* Schneider, G. e Winters J. - Applying Use Cases - Addison-Wesley
* Grady Booch, James Rumbaugh e Ivar Jacobson - UML Guia do usuário - Ed. Campus ou User's Guide - Addison Wesley 
* Software Engineering Body of Knowledge
Artigos para leitura
Os artigos abaixo estão destinados aos alunos do curso. Caso você...
tracking img