Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

HELTON JUSTUS TORRES
JAILSON DANTAS FREIRE
JÉSSICA CARVALHO SANTOS
FRANCISVALDO REBOUÇAS FERREIRA
JOÃO PAULO MIRANDATEIXEIRA 
JÉSUS DUARTE SILVA

MODELO DE PROCESSOS AGEIS VS MODELOS EVOLUCIONARIOS

Teixeira de Freitas
2010

Helton justus torres
JAILSON DANTAS FREIRE
JÉSSICA CARVALHO SANTOSFRANCISVALDO REBOUÇAS FERREIRA
JOÃO PAULO MIRANDATEIXEIRA 
JÉSUS DUARTE SILVA

MODELO DE PROCESSOS AGEIS VS MODELOS EVOLUCIONARIOS

Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Engenharia de Software

Prof. Luis Cláudio Perini

Teixeira deFreitas

2010

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. MODELOS DE PROCESSOS AGÉIS 4
2.1 Os princípios do desenvolvimento ágil valorizam: 5
2.2 APLICABILIDADE DOS MÉTODOS ÁGEIS 5
2.3 MÉTODOS ÁGEIS E O GERENCIAMENTO DE PROJETO 8

3. MODELO EVOLUCIONÁRIO 9
3.1 MODELO DE PROTOTIPAGEM 9
3.2 MODELO INCREMENTAL 10
3.3. Modelo de Montagem de Componentes 10
3.4 MODELO DE DESENVOLVIMENTO CONCORRENTE 103.5. MODELO ESPIRAL 11

4. Modelo de Métodos Formais 12

ANEXOS 13
Anexo 1 - entrevista 14

5. CONCLUSÃO 17

Referencias 18

Introdução

Há uma década, vem se tentando encontrar um processo ou metodologia previsível e repetível que melhore a produtividade e qualidade. Alguns tentaram sintetizar e formalizar a tarefa aparentemente incontrolável de escrever umsoftware. Outros aplicaram técnicas de gerenciamento de projeto na escrita de software. Sem o gerenciamento de projeto, projetos de software podem facilmente sofrer atraso ou estourar o orçamento. Como um grande número de projetos de software não atendem suas expectativas em termos de funcionalidades, custo, ou cronograma de entrega, ainda não existe um modelo de processo perfeito para todas aplicações.As definições modernas de desenvolvimento de software ágil evoluíram a partir da metade de 1990 como parte de uma reação contra métodos "pesados", caracterizados por uma pesada regulamentação, regimentação e micro gerenciamento usado o modelo em cascata para desenvolvimento. O processo originou-se da visão de que o modelo em cascata era burocrático, lento e contraditório a formausual com que os engenheiros de software sempre realizaram trabalho com eficiência.
Uma visão que levou ao desenvolvimento de métodos ágeis e iterativos era retorno à prática de desenvolvimento vistas nos primórdios da história do desenvolvimento de software .

MODELOS DE PROCESSOS AGÉIS

Inicialmente, métodos ágeis eram conhecidos como métodos leves. Em 2001,membros proeminentes da comunidade se reuniram em Snowbird e adotaram o nome métodos ágeis, tendo publicado o Manifesto ágil, documento que reúne os princípios e práticas desta metodologia de desenvolvimento. Mais tarde, algumas pessoas formaram a Agile Alliance, uma organização não lucrativa que promove o desenvolvimento ágil.
Os métodos ágeis iniciais—criado a priore em 2000— incluíamScrum (1986), Crystal Clear, Programação extrema (1996), Adaptive Software Development, Feature Driven Development, and Dynamic Systems Development Method (1995).
Desenvolvimento ágil de software (do inglês Agile software development) ou Método ágil é um conjunto de metodologias de desenvolvimento de software. O desenvolvimento ágil, tal como qualquer metodologia de software,providencia uma estrutura conceitual para reger projetos de engenharia de software.
Existem inúmeras metodologias de desenvolvimento de software rápido, cada uma destas exposta pela The Agile Alliance. A maioria dos métodos ágeis tenta minimizar o risco pelo desenvolvimento do software em curtos períodos, chamados de iteração, os quais gastam tipicamente menos de uma semana a até quatro....
tracking img