Engenharia de softwae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo – Arquiteturas de aplicações
Introdução
Sistemas de aplicações são criados para atender algumas necessidades de negócio ou organizacionais. Todos os negócios têm muito em comum, e isso é especialmente verdadeiro no caso dos negócios que operam no mesmo setor. Geralmente, os sistemas de mesmo tipo possuem arquiteturas similares, e as diferenças entre esses sistemas estão nos detalhes dafuncionalidade fornecida. Há quatro tipos abrangentes de arquiteturas de aplicações: Sistemas de processamento de dados, de transações, de eventos, e de linguagens.
Sistemas de processamento de dados
São aplicações voltadas a dados. Elas processam dados em lotes sem intervenções explícitas do usuário durante o processamento. As ações específicas tomadas pela aplicação dependem dos dados que sãoprocessados. Os sistemas de processamento em lotes são normalmente usados em aplicações de negócios nas quais as operações similares são realizadas sobre uma grande quantidade de dados.
A arquitetura dos sistemas de processamento em lotes tem três componentes principais. Um componente de entrada coleta as entradas de uma ou mais fontes, um componente de processamento realiza a computação usandoessas entradas e um componente de saída gera saídas a serem escritas novamente no banco de dados e impressas.
A natureza dos sistemas de processamento de dados, nos quais os registros e as transações são processados em serie, sem a necessidade de manter o estado entre as transações, significa que esses sistemas são naturalmente orientados a funções, em vez de orientados a objetos. Os diagramas defluxo de dados são uma maneira de representar sistemas orientados a funções. A vantagem de diagramas de fluxo de dados é que eles demonstram o processamento de ponta a ponta. A estrutura fundamental do fluxo de dados consiste de uma função e entrada que passa os dados para uma função de processamento e, então, para uma função de saída.
Sistemas de gerenciamento de informações e recursos
Todos ossistemas que envolvem interação com um bando de dados compartilhado podem ser considerados como sistemas de informações baseados em transações. Um sistema de informações permite acesso controlado de uma grande base de informações, tais como catálogo de bibliotecas, tabela de horários de voos ou registro de pacientes em um hospital.
Na figura 13.6 pode ser observado um modelo de sistema baseadoem camadas, no qual a camada superior apoia a interface com o usuário e a camada inferior, o banco de dados do sistema. A camada de comunicações de usuário é responsável pelas entradas e saídas de interface com o usuário, e a camada de recuperação de informações inclui uma lógica específica de aplicação para acesso e atualização do banco de dados. O LIBSYS é um exemplo de sistema que apresenta umainstância desse modelo de camadas.

A camada de comunicação de usuário do LIBSYS, como representada na figura 13.7 incluir três componentes principais:

1. Login do LIBSYS: identifica e autentica os usuários. Todos os sistemas de informações com acesso restrito a um grupo de usuários conhecidos precisam ter a autenticação de usuário como parte fundamental do sistema de comunicação deusuário.
2. Gerente de formulários e de consultas: gerencia os formulários que podem ser apresentados aos usuários e fornece recursos de consulta que permitem ao usuário solicitar informações do sistema.
3. Gerente de impressoras: Ele controla a impressão de documentos que por razões de direitos autorais, pode ser limitada.
A camada de recuperação e modificação de informações do sistema LYBSYSinclui componentes específicos de aplicação que implementam a funcionalidade do sistema. Esses componentes são: busca distribuída, recuperação de documentos, gerenciador de direitos e contabilidade.
Podemos ver a mesma estrutura de quatro camadas em outro tipo de sistema de informações, especificamente sistemas projetados para apoiar a alocação de recursos. Os sistemas de alocação de recursos...
tracking img