Engenharia de incendio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
Existem inúmeras definições para o que no presente estudo denomina-se de proteção contra incêndio, cada uma com maior ou menor abrangência de seu significado.
Nestetrabalho, entretanto, será considerada proteção contra incêndio o conjunto de ações que envolvem o projeto, as medidas passivas e ativas de proteção, as ações preventivas e o combate ao incêndiopropriamente dito. Não é comum em algumas culturas organizacionais referir-se a esta terminologia com o seu entendimento ampliado, mesmo porque, mormente em nosso país, é mais usual utilizar-se expressões comoprevenção contra incêndio, prevenção de incêndios, segurança contra incêndio, prevenção e combate a incêndios etc, quando está se referindo ao que chamamos de proteção contra incêndio. Desse modo,proteção nos parece uma ação mais abrangente, que no campo da segurança contra incêndio quer dizer prevenir e combater.
Assim, proteger contra o incêndio é mais do que dispor dos recursos técnicos paracoibir o incêndio ou de medidas antecipativas que evitem o surgimento do fogo. Envolve também aspectos construtivos, o arranjo do ambiente, as ações de ordem organizacionais, como os procedimentos,treinamentos e o combate efetivo. Na área nuclear, especialmente em usinas nucleares, o termo proteção contra incêndio tem esse significado abrangente. Isto pode ser constatado na própria definiçãodada pela CNEN em suas normas que tratam do tema: “proteção contra incêndio é um conjunto de atividades e itens relacionados com a prevenção, detecção, alarme, combate, confinamento e minimização dedanos do incêndio”. (CNEN, NN-2.03, 1999).
Os objetivos da proteção contra incêndio podem ser representados graficamente conforme sugere CARRASCO (1999) nos diagramas apresentados na Figura 1.

Estaestruturação proposta por CARRASCO (1999) permite perceber de forma sistêmica e lógica o entendimento do problema, como uma árvore de decisões, com etapas claramente definidas, onde cada objetivo...
tracking img