Ciclo celular - biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido – Ciclo Celular

1º Defina e explique Ciclo Celular.
É um processo através do qual uma célula somática duplica seu material genético e o reparte igualmente entre às suas células-filhas,sendo que esse processo representa o ciclo vital da célula e compreende dois momentos:a interfase e a divisão celular propriamente dita.Em resumo o ciclo célular é uma série de eventos ordenadosque levam á replicação celular. 2º Quais são as fases do ciclo celular e o que acontece em cada uma delas?
O ciclo celular é dividido em duas fases: Interfase e divisão celular
- A intérfase tem como siguinificado entre preriodo e seconsiste em um período entre as divisões celulares, a interfase é considerado como o "repouso" da célula,pois a célula cumpre suas atividades vitais e reúne condições para se dividir e originar células-filhas.Ela é dividida em três fases:G1,S e G2
* G1 – É conhecida como fase de crescimento.
* S – Nesta fase o principal evento é a duplicação do material genético.
* G2 – É chamada de fase depreparação.
- Divisão celular:É o processo no qual uma célula, chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas,ou seja,é o processo de formação de novas células.
* Mitose -Divisão ¨equacional¨.
* Meiose- Divisão ¨reducional¨.

3ºDefina o estado G0 de uma célula.
G0 é a fase dociclo celular onde a célula permanece indefinidamente na intérfase,ou seja, é o período imediatamente após a formação da célula.Quando em G0, a célula não recebe estímulo para iniciar uma nova divisão, fica exclusivamente para realizar sua atividade celular.
A depender do tipo de célula, pode acontecer uma estimulação e o retorno do ciclo celular. Este tipo de fase acontece entre a citocineseanterior e a fase g1.
Neurônios são exemplos de células que permanecem em G0.

4º Qual a importância da fase G1 para o ciclo celular?
G1 é o período que transcorre entre o final da mitose e o início da síntese do DNA S, sendo então o período de produção de enzimas, proteínas e conseqüentemente, síntese de RNA. Para muitas células, esta fase é omaior período de crescimento celular durante a sua vida útil. Durante esta nova fase organelas estão a ser sintetizadas, desta forma a célula exige tantas proteínas e enzimas estruturais o que resulta em uma grande quantidade de síntese protéica. A taxa metabólica da célula será elevada. A fase G1 permite que a célula entre na fase S(síntese)

5º Qual a importância da duplicação do material genéticoobservada da Fase S da interfase?
A duplicação do material do DNA na Fase S é importante para a divisão celular pois, ao final desta etapa, a célula contará com seu DNA todo duplicado e passará então para a fase seguinte, G2.

6º Explique o processo de duplicação do material genético que ocorre na fase S da interfase.
Esta fase é de síntese. Inicialmente a célula aumenta a quantidade deDNA polimerase e RNA e duplica seu DNA. As duas cadeias que constituem a dupla hélice separam-se e cada nucleotídeo serve de molde para a síntese de uma nova molécula de DNA devido a polimerização de desoxinucleotídeos sobre o molde da cadeia inicial, graças a atividade da DNA polimerase. Esta duplicação obedece o pareamento de bases onde A pareia com T e C com G sendo o resultado uma moléculafilha que é a replica da molécula original. A célula agora possui o dobro de quantidade de DNA.

7º O que ocorre na fase G2 da interfase? Qual a importância desta fase para o início da divisão celular?
Apos a separação dos centríolos para os pólos da célula, acontece a formação do fuso mitótico, ou fuso cariocinético. A célula completa o crescimento e está preparada para a mitose,de forma geral...
tracking img