Engenharia da qualidade i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNILESTEMG
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA ENGENHARIA DA QUALIDADE I
1. Como a qualidade pode ser percebida? Exemplifique.
A qualidade pode ser percebida através da performance, funcionalidades do produto, confiabilidade, conformidade, durabilidade, serviço, aparência e imagem.
Performance é a medida de desempenho do produto a nível das principais funções. Ex.: capacidade defocagem de uma máquina fotográfica.
Funcionalidades do produto são as funções secundárias que complementam a oferta do produto. Ex.: internet.
Confiabilidade define-se como uma probabilidade do produto deixar de funcionar de forma correta num determinado período.
Conformidade é a adequação do produto às suas especificações.
Durabilidade é o tempo de vida do produto em termos técnicos.
Serviçoinclui a rapidez, a cortesia, a competência e a facilidade em oferecer a assistência ao produto.
Aparência refere-se à estética do produto.
Imagem refere-se a uma visão de qualidade associada à marca do produto.
2. Descreva como evoluiu a Qualidade, desde o final do século XVIII até os dias atuais.
No final do século XVIII há o surgimento da inspeção com atividade formal, que se caracterizapela verificação de materiais, peças, componentes, ferramentas e outros com os padrões estabelecidos. Entre os anos de 1930 a 1950 surge a abordagem corretiva e localizada. Por volta dos anos 30, começa-se a concluir que situar a Qualidade em torno da inspeção do produto torna-se manifestamente insuficiente. Inicia-se assim uma segunda fase de evolução da Qualidade, em que a inspeção é maispreventiva, baseada em metodologias de controlo estatístico. Com a Segunda guerra mundial surge à necessidade da produção maciça de armamento, alem de todo o resto do material necessário. No final da guerra o Japão encontra-se devastado, e dedica-se á reconstrução, virando a sua indústria para a produção de bens de consumo. Surge a nova abordagem da Qualidade Total, em que os esforços se centram namelhoria dos processos organizacionais, com o envolvimento de todos os envolvidos nos processos e a massificação dos novos conceitos nas hierarquias. Em 1986 surge a gestão pela qualidade total (TQM), que enfatiza as técnicas estatísticas e as estratégias para o envolvimento da organização como um todo. Em 1987 surge a ISO 9000, publicadas pela ISO (Organização Internacional para Normalização). A Suamissão consiste na promoção do desenvolvimento da normalização e, atividades relacionadas, em todo o mundo, como elemento facilitador das trocas comerciais de bens e serviços, dentro dos princípios da Organização Mundial do Comércio.
3. Descreva os elementos da Qualidade Total.
Qualidade
Qualidade intrínseca: características dos produtos (bens ou serviços) finais ou intermediários, as quaisdefinem a capacidade de promoverem satisfação dos clientes.
Custo
Abrange o custo operacional: custo de compra, de produção e vendas.
Entrega
Está relacionada à entrega dos produtos finais e intermediários: quantidade, data e local da entrega, etc.
Moral
Nível de satisfação dos clientes que podem ser medidos através de: SAC, ouvidoria, etc.
Segurança
Segurança dos empregados e dos usuáriosdo produto: nº de acidentes de trabalho, gravidade dos acidentes, etc.
4. Defina os termos Processo e Controle de Processo.
Processo é um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos. É uma combinação dos elementos que são as pessoas, os métodos (informações do processo), equipamentos (manutenção), insumos (fornecedores) e condições ambientais (clima), tendo como objetivo a fabricaçãode um bem ou fornecimento de um serviço (produto do processo).
Controle de Processo pode ser definido como métodos que são utilizados para a produção dos produtos que atendem a necessidade do cliente. É a técnica de manter variáveis de um processo em valores pré-determinados, que são medidas em tempo real por um equipamento de controle geralmente baseado em microprocessador.
5. Realize uma...
tracking img