Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte Público

As atividades existentes num meio urbano encontram-se distribuídas no espaço.

A evolução urbana esta condicionada a um esquema de canais de circulação de acordo com as tecnologias de transporte disponíveis para possibilitar a necessária inter-relação entre as atividades urbanas (residência, trabalho, estudo, lazer, etc).

Os residentes numa cidade podem efetuar seusdeslocamentos cotidianos utilizando veículos próprios (automóvel, moto/bicicleta ou até mesmo andar a pé) ou então valer-se do transporte público (ônibus, trem de subúrbio, metrô, barco, etc).

versatilidade do automóvel – transporte “porta-aporta” X a economia de espaço público para sua efetivação ( em especial nas áreas centrais e locais com deficiência de espaço para circulação e estacionamento)exigindo menos de 10% de área viária em comparação com o transporte particular (por automóvel).
O transporte público de passageiros é um tipo de transporte acessível a toda a população contra pagamento de uma tarifa, ou gratuitamente em certos casos, estando seus serviços submetidos à obrigação de:
explorar permanentemente uma rede de transportes determinada;
• transportar todos ospassageiros segundo um horário fixado;
• cobrar tarifas definidas pelo poder público;
• informar previamente aos usuários o valor dos serviços;
• executar um transporte social em alguns casos, a favor de
• determinados grupos sociais ou para atender certas regiões;

Estas obrigações legais ou regulamentares impostas pelo Poder Público definem e caracterizam os serviços públicos detransporte de passageiros que
são representados:
• pelo transporte de massa (metrô, trem de subúrbio, bonde ou prémetrô);
• pelo transporte coletivo (trólebus, ônibus, microônibus/lotação);
• pelo transporte individual (táxi).


Responsabilidade do Poder Público: cabe ao poder público o dever de bem prover o transporte público para atender ao direito dos cidadãos de consumar osseus deslocamentos. No caso do transporte particular a atuação do poder público se restringe à implantação do sistema viário, à regulamentação do seu uso e ao controle operacional do trânsito em geral.

Elementos Intervenientes
A principal preocupação do planejamento do STPP deve ser a constante reavaliação do desempenho do sistema tanto dos parâmetros operacionais, como dos custos detransporte, na busca de um equilíbrio entre a manutenção
de uma tarifa reduzida e a melhoria na qualidade dos serviços ofertados aos usuários.
Para a obtenção desse equilíbrio é fundamental a conciliação de interesses
de três grupos, com preocupações distintas quanto ao desempenho do
sistema: Usuários, Operadores e Poder Público.

Usuário:
Que se utilizam de um serviço público para suprir suasnecessidades de deslocamento e que não tem maiores preocupações com a operação dos serviços. Na utilização do transporte público este segmento pondera uma série
de atributos – regularidade, tempo de deslocamento, conforto, custos etc. – para a tomada de decisão de quando, onde e como usar o transporte.

O desempenho do STPP está diretamente relacionado ao atendimento que o transporte públicoproporciona às expectativas do usuário quando fez a opção pelo seu uso. Assim, o atendimento pode ser caracterizado como um indicador de qualidade dos serviços oferecidos.
Os principais atributos relacionados ao transporte público e ponderados
pelo usuário são:
• confiabilidade –(Pontualidade e Regularidade)
• tempo de deslocamento – (decorre dos locais de O/D e das velocidades desenvolvidaspelo veículo)
• acessibilidade – (caracterizada pela maior ou menor facilidade de ingresso no transporte público, distinguindo-se dois aspetos: Acessibilidade Locacional: proximidade dos pontos de embarque e desembarque X Acessibilidade Temporal: representada pela frequência dos serviços).
***Portanto, a ACESSIBILIDADE AO SISTEMA é proporcional ao tempo de acesso para/do ponto de parada em...
tracking img