engenharia bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

CONCEITOS DE BIOQUÍMICA
Ácido = H+ ; Base = OH-
Escala de pH: A escala de pH designa as concentrações de H+ e OH-. Ela é logarítmica, pois dizer que duas soluções diferem por uma unidade de pH significa que uma delas tem concentração de H+ dez vezes maior que a da outra. Outro fato também é que a diferença de H+ e OH- num sistema biológico é muito grande, logo se utiliza várias casasdecimais para quantifica-las.
Água: É um dipolo elétrico, o que faz com que a água tenha a capacidade de dissolver composto polar e composto iônico. Ela não dissolve composto apolar. A água apresenta um alto calor específico, ou seja, demanda uma grande parcela de energia para mudar de estado físico, por exemplo, precisa de 540 calorias para mudar do estado líquido para o gasoso. Devido a esse fato,deve misturar a água com alguma outra substância, pois ela rouba muito calor. Daí deve ser notado que a água tem a capacidade de mudar ao passo que algo é adicionado. Isso se chama propriedades coligativas da água, que são propriedades referentes à água que são modificadas na presença de outra substância, sendo as mais importantes: ponto de fusão, ponto de ebulição, pressão de vapor e a pressãoosmótica.
Carboidratos: Têm importância, pois são as principais fontes de carbono. Dos carboidratos, o mais importante é a Glicose. Para exemplificar isso, se pegarmos dez carboidratos diferentes e colocarmos uma bactéria, ela vai consumir a glicose primeiro, ou seja, a Glicose é o açúcar mais disponível e é o que apresenta maior facilidade de ser metabolizado.
Proteínas: São macromoléculas formadaspor aminoácido que são unidos por ligação peptídica. Apresentam carbono, porém são mais encaradas como fonte de nitrogênio, pois apresentam amina. Também são fontes de carbono, mas o metabolismo é mais complexo do que um carboidrato.
Lipídios: São encarados como subprodutos, salvo o óleo. É usado na produção de biodiesel e também é fonte de carbono, mas com ressalvas.
Enzimas x Metabolismo: Asenzimas são as unidades funcionais do metabolismo, já que o metabolismo funciona através de sequências ou cadeias multienzimáticas para realizar determinado processo metabólico.
METABOLISMO
A Via Glicolítica é o caminho para a geração de energia de uma célula e também de produzir produto. Começa com a glicose, que será quebrada em porções menores para a obtenção de energia, compreendendo duasfases, sendo que na primeira há uma perda de energia e na segunda ocorre um ganho de energia.
Na primeira fase ocorre uma preparação da molécula de glicose e a perda de energia fica evidente pelo uso de duas moléculas de ATP culminando na formação de gliceraldeído 3-P e dihidroxicetona fosfato, que podem converter-se entre si, sendo que a dihidroxicetona fosfato gerará glicerol e o gliceraldeído 3-Pé o ponto de partida para a segunda fase da via glicolítica, sendo que nela ocorre ganho de energia com a formação de 4 ATPs culminando na formação de duas moléculas de piruvato. Vale ressaltar que como são originados duas moléculas na primeira fase, serão duas moléculas que seguirão para a segunda fase.
Outro detalhe é que o piruvato pode inibir uma das enzimas do ciclo, fazendo com que o mesmopare, sobrando glicose com fosfato, quando isso acontece o organismo transforma em glicogênio, que é um material de reserva.
A partir de uma glicose, é possível gerar dois piruvatos ou dois gliceróis. Portanto quando ocorre excesso de piruvato, é produzido glicogênio. Quando ocorre excesso de piruvato e glicogênio, é produzido glicerol e quando não ocorre nenhuma inibição e o ciclo acontecenormalmente, ocorre a formação de piruvato.
Na segunda fase, a partir do gliceraldeído 3-P, é utilizado o fosfato inorgânico, o ADP – que depois sairá ATP, deixando um hidrogênio -, e o NAD que é uma coenzima sequestradora de hidrogênio, sendo que quando ele está sem hidrogênio (NAD) ele está na sua forma oxidada e quando ele está com hidrogênio (NADH2) ele está na sua forma reduzida.
Portanto na...
tracking img