Engajamento interativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engajamento Interativo no Ensino de Física: Relato de uma Experiência

Interactive Engagement in Physics Teaching: The Report of an Experience
Resumo
Neste trabalho, procuramos discutir alguns aspectos relacionados ao método de Engajamento Interativo em atividades de ensino-aprendizagem de Física. Procurou-se dar ênfase à atividade metacognitiva dos alunos, que foi explorada por meio de um“diário de bordo” utilizado por estudantes que participaram de um projeto desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O foco do projeto foram as atividades experimentais em sala de aula, que notoriamente promoveram motivação dos alunos, além de tornar o aprendizado de Física mais interessante e mais significativo. Analisando as atividades desenvolvidas foipossível perceber um maior ganho conceitual por parte dos alunos que foram submetidos ao Engajamento Interativo se comparados com os que trabalharam de forma individual, o que nos levou a considerar que este método mostrou-se como ferramenta muito útil para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Física, Engajamento Interativo, PIBID, Metacognição, Aprendizado Colaborativo.Abstract
In this work, we discuss some aspects related to Interactive Engagement in Physics teaching-learning activities. In this text, we wanted to place emphasis to the students’ metacognitive activity that was explored by a “logbook” used by students who took part in a project developed by scholars of the Scholarship Program for Teaching Iniciation. The focus of the project was theexperimental activities which enhanced motivation among the students, and also made Physics learning more interesting and gave it significance. By analyzing the activities developed it was possible to realize a better conceptual gain among those students who were involved with Interactive Engagement when compared to those who worked individually, making us think that this method shines as a useful tool tothe teaching-learning dynamics.
Key words: Interactive Engagement, PIBID, Metacognition, Colaborative Learning.
Introdução
O presente trabalho é fruto das ações desencadeadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no sentido da elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura em Física e também da melhoria do processo deensino-aprendizagem dos conteúdos de Física na escola básica. No conjunto dessas ações procuramos desenvolver atividades que privilegiassem o envolvimento dos estudantes com a sua própria aprendizagem. Neste trabalho, evidenciamos uma das metodologias que utilizamos: o Engajamento Interativo. Uma das principais características desse método é o envolvimento dos estudantes nas atividades deensino-aprendizagem.
O Engajamento Interativo está fundamentando nas teorias de Vygotsky e de Bakhtin – que enfatizam a interação e o diálogo como base para o crescimento pessoal e a aquisição de novos conhecimentos. O foco principal do trabalho consiste em aplicações práticas e discussões fundamentadas em investigações teóricas com o objetivo de despertar o interesse e incentivar os alunos a terem maiorparticipação e mais interesse pelas aulas de Física, oferecendo oportunidades de aprendizagem, e também de vivenciar de forma mais prazerosa o ambiente escolar. Encontramos no PIBID a oportunidade de levar essas ideais para sala de aula.
Nosso grupo é constituído por cinco alunos-bolsistas, uma professora supervisora que atua na escola onde o programa é desenvolvido e um professor coordenador, vinculadoà universidade. Primeiramente, fomos apresentados à professora supervisora em uma reunião com os coordenadores, que tinha como objetivo esclarecer as finalidades do PIBID. Nosso primeiro contato com os alunos foi por meio de uma aula inaugural, na qual nos apresentamos como bolsistas de uma universidade, que desempenhariam o papel de professores-tutores da disciplina Física. Nessa aula...
tracking img