Eng. traf. cjfk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Foi escolhido um ponto no trânsito da cidade de Frederico Westphalen, onde há encontro de cinco ruas e um canteiro no centro do mesmo, com a intenção(e somente ela) ajustar o fluxode veículos, em horários de grande trânsito, e evitar acidentes. Na prática isso não ocorre.
Vários veículos em todas as vias(não perpendiculares), faixas de pedestres(carros na‘preferencial’ acabam parando e ‘trancando’ o fluxo), diâmetro insuficiente do canteiro (que deveria ser uma rotatória) e até mesmo um posto de gasolina(inúmeros carros entrando esaindo diretamente no cruzamento) em uma das esquinas contribuem para um pequeno transtorno no centro da cidade.
Há apenas uma via de mão única (a número 5 da imagem) mas ela convergetambém para esse ponto de tráfego. A conversão da rua (2) para a rua (1) acaba sendo feita diretamente, sem o contorno do dito canteiro, uma vez que esse está ‘fora do eixo’daquela rua.

Proposta de melhoria: Dar sentido único a duas vias (1 e 4), apenas recebendo o tráfego do cruzamento, o que diminuiria a quantidade de carros em espera(nem sempretranquila) nesse encontro torto de ruas. Vendo de maneira mais ampla, direcionaria o fluxo para a rua principal da cidade, fazendo fluir também outros cruzamentos. Reduzindo o espaço deentrada para o posto de gasolina haveria mais segurança para que os veículos pudessem entrar e sair sem causar problemas na via, sendo que a melhor opção seria limitar a entradaapenas por (1)
Em adendo, aumentar o tamanho (algo possível pelo amplo espaço no cruzamento) do canteiro forçaria uma redução de velocidade de quem trafega de (5) para (2) e de (2) para(4). Ainda, na rua (3) há tráfego de ônibus em direção à universidade, esse poderia ser antecipado em duas quadras, não detalhadas por não fazer parte do ponto em questão.
tracking img