Os deuses devem estar loucos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “ Os deuses devem estar loucos ”, mostra a diferenciação, conflitos e o contato entre culturas completamente diferentes, a partir da perspectiva de Xi, um nativo africano.
Xi vive em umatribo, no deserto do Kalahari; os ‘boxímanes’, que são conhecidos por serem pessoas pacíficas, e não possuirem malicia. Todos os acontecimentos vividos por eles são diretamente relacionados aos Deuses,que eles consideram como seus pais, e que portanto só poderiam lhes dar coisas boas.
No momento em que uma garrafa de Coca-Cola cai do céu, a tribo de Xi a recebe como um presente de Deus , numprimeiro momento os membros da comunidade tratam o objeto como um bem que possuia muitas utilidades, mais que a certo ponto desperta sentimentos nunca antes vivido naquele meio; desde inveja, discórdia eaté violência, é nesse momento que Xi resolve se livrar da ‘coisa’, levando-a ate o fim do mundo para devolver aos Deuses. No caminho, pela primeira vez ele entra em contato com pessoas e costumes dediferentes sociedades, por não conhecer e não compreender todas os novos acontecimentos, Xi chega a ser preso e condenado.
O filme também apresenta diferente personagens; um deles é a de Kate, quepor algumas circunstancias decide passar férias em uma região tranquila da Africa; o senhor Steyn que vive isolado por conta de seu emprego, e que por vezes da sinal de que tem receio de lhe dar compessoas diferentes, e seu ajudante Mpudi, que ao contrário do Senhor Steyn, conhece e respeita a cultura de Xi, que em certo ponto passa um tempo com eles, e conhece um pouco sobre essa nova cultura.
Oque fica claro no final é a dificuldade de entender o outro, o novo, o diferente. Quando Xi encontra a Senhorita Thompson e atribui sua imagem a de um Deus, estranho, diferente, mais um Deus; quandoele ri da cor clara das pessoas que ele conhece ao longo da sua trajetória para se livrar da garrafa ou quando Xi é preso por matar um animal para saciar sua fome, considerando isso uma pratica...
tracking img