Enfisema pulmonar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma moléstia que se caracteriza por uma limitação da ventilação, comumente progressiva e de baixa reversibilidade.
Habitualmente, os portadores dessa patologia apresentam em associação com a DPOC a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Quando o termo DPOC é utilizado genericamente, refere-se ao grupo de doenças pulmonares obstrutivas crônicas maiscomuns, que engloba a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, a asma brônquica e bronquiectasias. Todavia, na maior parte dos casos, o termo DPOC é utilizado para se referir à bronquite crônica e ao enfisema pulmonar.
Acomete, mais frequentemente, homens com idade avançada. Indivíduos que já tiveram tuberculose também estão mais propensos a desenvolver a DPOC.
Dentre os fatores desencadeantesdesta patologia encontram-se o tabagismo, bem como a exposição à fumaça do tabaco (fumante passivo), exposição à poeira por muitos anos, poluição do ar, e até mesmo fatores genéticos, quando há a deficiência de enzimas envolvidas no processo de destruição do parênquima pulmonar.
As manifestações clínicas mais comuns são: tosse, produção de muco (catarro) e encurtamento da respiração (limitaçãodo fluxo aéreo, especialmente durante a expiração). Alguns pacientes apresentam uma limitação gradativa aosexercícios físicos, porém a tosse costuma surgir ocasionalmente. Outros apresentam tosse produtiva (com catarro) durante o dia, especialmente no período da manhã, alem de apresentarem maior propensão em adquirir afecções respiratórias. Quando isso ocorre, a tosse tende a agravar-se, com ocatarro apresentando-se esverdeado ou amarelado, podendo haver piora da dispnéia (dificuldade para respirar), surgindo, algumas vezes, sibilos (chiado no peito).
Ao longo dos anos, caso a pessoa continue em contato com o agente desencadeante da DPOC, a falta de ar evolui. Começa a aparecer na realização de atividades rotineiras, como trocar de roupa ou pentear os cabelos. Alguns indivíduos com DPOCgrave poderão manifestar falhas cardíacas, levando ao surgimento de inchaço dos membros inferiores.
O diagnóstico é feito com base no quadro e histórico clínico, juntamente com o exame físico realizado pelo médico.Exames de imagem também auxiliam na obtenção do diagnóstico de DPOC, bem como exames de sangue (gasometria arterial). Os exames de imagem, como a radiografia do tórax, a tomografiacomputadorizada evidenciam alterações características da moléstia. Exames de mostram a situação da função pulmonar, como a espirometria, normalmente aponta para uma redução do fluxo pulmonar.
O primeiro passo no tratamento da DPOC é remover o agente causador da doença. O uso de broncodilatadores apresenta grande importância no tratamento desta patologia, podendo ser utilizados de diferentes formas:por meio de nebulizadores, sprays ou “bombinhas”, comprimidos, xaropes ou cápsulas de inalar. O uso corticosteroídes também pode ser benéfico no tratamento de alguns pacientes com DPOC. O oxigênio domiciliar também pode ser necessário em alguns casos. Exercícios respiratórios também podem auxiliar na redução da sintomatologia.
Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Doença_pulmonar_obstrutiva_cr%C3%B4nica
http://www.connectmed.com.br/amb/novo/projeto_diretrizes/DPOC.pdf
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?157
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+respiratorias/DPOC.htm


O enfisema pulmonar é uma doença crônica, ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), onde ocorre a destruição dos tecidos pulmonares de maneira gradual. Estadestruição acontece nos alvéolos onde é feita a troca gasosa, ou seja, onde absorvemos oxigênio e liberamos dióxido de carbono. Normalmente o enfisema se deve ao tabagismo, podendo também ser causado por vapores químicos ou poluentes, por exemplo. O enfisema pode também surgir em pessoas não fumantes que tem deficiência de uma enzima protetora dos pulmões (alfa-1-antitripsina), caso onde a doença se...
tracking img