Enfermeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em Progresso

NOTA INTRODUTÓRIA

Um estudo de caso pretende abordar a situação clínica de uma pessoa durante o seu internamento numa unidade hospitalar. Este documento irá conter informaçõessobre as alterações e as necessidades da criança doente e sua família, tendo como finalidade a observação, análise e descrição de uma situação clínica evidenciando a intervenção de enfermagem,nomeadamente através da elaboração e aplicação do processo de enfermagem nos cuidados à criança e família, bem como, a análise das tomadas de decisão efectuadas.
Neste sentido, considera-se que um estudo decaso é uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamenteenvolvidos diversos factores (Araújo et al., 2008).
Um estudo aprofundado dos problemas e necessidades da criança e família na sua individualidade, complexidade e dinamismo, permitirá identificar osfenómenos sensíveis à intervenção de enfermagem; planificar e sistematizar conscientemente as intervenções que constituirão a base da prestação de cuidados. A realização de toda uma análise e reflexãocrítica da prática de enfermagem, bem como dos resultados que emergiram das mesmas, constituem sem dúvida elementos fundamentais no futuro, quer na melhoria do desempenho profissional quer na construção denovos saberes.
Para Galdeano, Rossi e Zago (2003) o estudo de caso permite fundamentar as acções de enfermagem com base em conhecimentos e evidências científicas, tendo por base uma assistênciaindividual e personalizada, na qual o paciente é visto como um ser único e não como um conjunto de sinais e sintomas. Contribui grandemente para a formação de um corpo concreto de conhecimento deenfermagem, visto que os registos e arquivos dos estudos de casos constituem elementos valiosos para referência futura e para o emergir de um melhor desempenho da prática. Para Yin apud Araújo et al....
tracking img