Enfermeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A fase da adolescência é um processo que ocorre durante o desenvolvimento do indivíduo, sendo caracterizado por uma revolução biopsicossocial (LEVISKY, 1998, p.21). A partir deste discurso, podemos compreender que qualquer indivíduo não pode ser estudado de forma separada, individualista, onde é exatamente o conjunto das características concomitantes que formam o sujeito.
ParaPereira et al. (2007) a educação sexual deve ser iniciada o mais precoce possível, devendo ser de forma contínua e estar vinculada à formação de todos os adolescentes, sendo iniciada com o papel dos pais e complementada pela escola e profissionais de saúde, principalmente pelos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família.
Considerando os dados estatísticos que informam sobre os casos de gravideznão planejada e o aumento no índice de doenças sexualmente transmissíveis entre os adolescentes no Brasil, é possível identificar uma grande necessidade de se implantar novas ações educativas direcionadas a estes jovens. De acordo com os dados do PNDS (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde), de 1996, foi constatado que 18% das adolescentes brasileiras estavam grávidas ou já eram mães nestaépoca. O primeiro ato sexual está acontecendo cada vez mais precocemente e os adolescentes, em sua maioria, não estão preparados para tal acontecimento, onde a primeira relação sexual não é um evento sistematicamente planejado com antecedência (BRANDÃO e HEILBORN, 2006). É importante que o jovem seja orientado previamente, a fim de esclarecer as dúvidas pertinentes sobre este assunto, sendoconscientizados sobre uma sexualidade saudável.
O Ministério da Saúde (2006) preconiza que os serviços de saúde garantam um atendimento aos adolescentes e jovens, antes mesmo do início da sua atividade sexual e reprodutiva, para ajudá-los a lidarem com a sua sexualidade de forma positiva e responsável, incentivando comportamentos de prevenção e de auto cuidado, sendo estes os diretos sexuais edireitos reprodutivos dos adolescentes.
Os enfermeiros como profissionais de saúde, devido a sua formação generalista, atuam nas diversas áreas preventivas, curativistas e na educação em saúde, onde a saúde do adolescente constitui uma de suas interfaces (OLIVEIRA et al., 2008).

A determinada pesquisa se torna relevante no sentido da necessidade de maior integração entre o profissionalenfermeiro e os demais membros da equipe multiprofissional no desenvolvimento de atividades com vistas à prevenção de agravos e promoção a saúde dos adolescentes.
Esta pesquisa possui o objetivo de avaliar a atuação dos profissionais enfermeiros na Atenção a Saúde Sexual dos adolescentes na cidade de Muriaé, zona da mata mineira.

1.1. Questões Norteadoras:
• Como os enfermeiros estão atuando naprevenção e conscientização para se prevenir uma gravidez indesejada na adolescência?
• Qual é a atuação dos profissionais enfermeiros para atender as necessidades de saúde sexual dos adolescentes?
• A integralidade tem sido um dos princípios nas ações do enfermeiro?


1.2. OBJETIVOS

1.2.1. Objetivo Geral
• Identificar a Avaliar o papel do profissional enfermeiro na Atenção a Saúde Sexualde adolescentes.

1.2.2. Objetivos Específicos
• Compreender o papel do enfermeiro, na atual política de atenção a saúde sexual.
• Identificar se o enfermeiro realiza atenção à saúde sexual de adolescentes na Estratégia Saúde da Família (ESF) de sua responsabilidade.
• Detectar as formas de trabalhos preventivos utilizadas pelos enfermeiros com os adolescentes.
• Observar as condições para ainstitucionalização e auto sustentação das atividades educativas promovidas pelo enfermeiro.


2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. O Despertar da Sexualidade na Adolescência
O conceito de adolescência não nasceu com o início dos tempos, mas delineou-se como o resultado do reflexo humano sobre a singularidade desta etapa de passagem entre a infância e a fase adulta.

Para Saito e Silva...
tracking img