Enfermeira americana faye gleen abdelaah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"A enfermagem é baseado em uma arte e ciência que moldam as atitudes, competências intelectuais e habilidades técnicas do indivíduo enfermeira para o desejo e capacidade de ajudar as pessoas, doentes ou bem, lidar com suas necessidades de saúde." - Abdellah


Faye segundo o Wikipédia

Nasceu em marco de 1919 é pioneira no ramo da pesquisa na enfermagem, tem sido reconhecida com 77 honrariasacadêmicas e profissionais. Foi a primeira enfermeira oficialmente a receber a classificação de almirante com duas estrelas. Suas mais de 150 publicacoes, incluindo obras, seminários, melhores cuidados de enfermagem através da pesquisa em enfermagem e centrada no paciente. Mudou o foco da teoria de enfermagem antes centrada na doença para agora a ser centrada no paciente, contando inclusive com oauxilio e cuidado da família, inclui se tambem o tratamento com idosos. Foi a primeira mulher a receber o titulo de vice cirurgião geral do exercito. Seu nome foi incluído, inclusive no rol da fama em 2000 nos EUA.

FAYE GLENN ABDELLAH
Nasceu em 1919 dedicou toda a sua vida a enfermagem e, como pesquisadora e educador, ajudou a manter a profissão a partir de uma abordagem centrada na doença parauma abordagem centrada no paciente. Ela serviu o estado americano por cerca de 40 anos e auxiliou a educar os mesmos sobre as necessidades dos idosos e os perigos da Cida, o vicio, o tabagismo e a violência. Como professora da enfermagem, desenvolveu métodos de ensino baseados em pesquisas cientificas.
Abdellah tem escrito muitos artigos em revistas profissionais, bem como vários livros, incluindoo efeito de Pessoal Enfermeira em satisfações com Assistência de Enfermagem (1959), centrada no paciente Abordagens para Enfermagem (1960), melhor atendimento ao paciente através da Pesquisa em Enfermagem (1965; revisado 1986) e Cuidados Intensivos, Conceitos e Práticas para Enfermeiros especialistas clínicos (1969). Ela é o destinatário de mais de 70 prêmios e títulos honoríficos e é membro daAcademia Americana de Enfermagem. 
Faye g. abdellah
Em 1960, Faye Glenn Abdellah, influenciada pelo desejo de promover cuidados abrangentes de enfermagem com foco no cliente, descreveu a enfermagem como um serviço aos indivíduos. O elemento fundamental da teoria de Abdellah foi a identificação dos problemas corretos de enfermagem, o que resultou em vinte e um problemas de enfermagem, que estãorelacionados ao biológico, psicológico e social do indivíduo, identificados através da observação direta das necessidades evidentes e da comunicação e interação com o cliente para as necessidades não evidentes. Foram levantados os pontos positivos e negativos dessa teoria, bem como as semelhanças entre ela e os catorze componentes de atendimento básico da Teoria de Henderson e a hierarquia denecessidades da Teoria de Maslow. Foi traçado ainda um comparativo entre a Teoria de Abdellah e a Sistematização da Assistência em Enfermagem – SAE. Concluiu-se então, que Abdellah foca a sua teoria no cuidar, nas necessidades do indivíduo segundo os problemas de enfermagem e ao delimitar quais são, direciona as funções do profissional enfermeiro. Abdellah reconheceu a necessidade de, ao invés deusar, problemas da enfermagem utilizar problemas do paciente, porém, essa mudança não ocorreu.


Faye g. abdelladh
A ENFERMAGEM COMO UM SERVICO AOS INDIVIDUOS, CONCEITUADOS EM 21 PROBLEMAS DA ENFERMAGEM
Faye Glenn abde llah foi uma das teóricas mais influentes da enfermagem e cientista de saúde publica em nossa era. Dedicou sua vida toda a esta área da qual soube aplicar com méritos seus ensinamentosobtidos. Nasceu em 13/03/1919 nova iork. Tomou prazer pela área a partir de um acidente que ocorreu na sua vida, aonde simplesmente por não ter sabedoria nada pode fazer. Dai por diante deixou a vida de leiga e passou a se dedicar intensamente não parando mais. Em 1942 ganhou o diploma de enfermagem, bacharel em ciência em 1945 e doutora em educação na universidade de Columbia. Doutora tambem...
tracking img