Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organograma da enfermagem

Enfermeiro Gerente |

Enf. Sup. de enfermagem | Enf. Visitador |
Escrit. De Enfemagem | Tecnico de Enfermagem |
Aux. Escriturario | Auxiliar de Enfermagem |

Ação gerencial do enfermeiro
Ao inserirem-se no âmago de uma organização, os enfermeiros deparam-se com um trabalho que os leva a uma conduta organizada segundo rotinas preestabelecidas; deles éesperado que cumpram normas e regulamentos burocráticos, observem a hierarquia de autoridade e não se desviem para o novo e inesperado, ou para fatos não contemplados no esquema.
Nesta ótica, estão implícitas algumas atitudes por parte do enfermeiro. Ele deve, em princípio, deixar de ser simples executor de tarefas ditadas por outros, ou por normas, assumir a auto-determinação de suas funções e ajustarprincípios e medidas administrativas à solução de problemas específicos de sua área. Para tanto, ele utilizará sua criatividade ao planejar as ações de enfermagem, ao tomar decisões e ao adequar os recursos humanos e materiais à implementação da assistência planejada e desejada. Nesse prisma, a ação ou a prática do enfermeiro é criadora e, portanto, determinante, já que é justamente esta práticaque permite a ele enfrentar novas necessidades, novas situações.
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem do Brasil, reestruturado e aprovado pelo Conselho Federal de Enfermagem, constitui numa declaração pública que visa o aprimoramento do comportamento ético do profissional, expressando questões morais, valores e metas da Enfermagem. Este código “leva em consideração, prioritariamente,a necessidade e o direito de assistência de enfermagem à população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na clientela e pressupõe que os agentes de trabalho da enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência de qualidade sem riscos e acessível a toda a população”.
A ética e o comportamento do profissional enfermeiro
A moral nos diz que uma defesanão deve ser realizada com justificativa dos erros dos outros; a ética nos lembra que o nosso cumprimento correto do dever, deve ser o suficiente para a missão cumprida. Se procedimentos de terceiros nos apontam falhas, devemos corrigi-las e não apontá-las.
Nos exemplos abaixo, poderemos verificar que as omissões éticas do indivíduo representam descrédito do setor, da entidade em sua direção, comreflexos negativos na sociedade.
1. Aceitar atribuição delegada sem que esteja capaz de desempenho seguro para o paciente;
2. Delatação do segredo profissional ou sigiloso que tenha conhecimento em razão de sua atividade; Deixar de respeitar o natural pudor e a intimidade do paciente;
3. Criticar depreciativamente, colega ou outro membro da equipe de saúde, a entidade onde trabalha ou outrainstituição de assistência à saúde;
4. Comentar com paciente sobre a forma de tratamento a que está sendo submetido, sugerindo outros métodos ou lamentando que o Dr. X não seja o seu médico assistente.
Segundo Chiavenato, “a ética influencia todas as decisões dentro da organização. Muitas organizações têm o seu código de ética como uma declaração formal para orientar e guiar o comportamento deseus parceiros.
Importância do código na Formação de Gestores
Antes de falar qualquer coisa sobre as ações de um gestor de enfermagem baseadas no Código de Ética, se faz necessário relembrar em quais momentos o conhecimento dos direitos, deveres, responsabilidades e outros estão inseridos, sejam desde a formação do gestor até a aplicação na prática do dia-a-dia:
Formação de Gestores
1. Saber(conhecimento gerencial);
2. Saber fazer (aplicação do saber, análise e proposta de soluções);
3. Saber ser (atitude)
Papéis de liderança
* Encoraja os funcionários a serem auto-disciplinados no sentido de obedecerem a regras e regulamentos estabelecidos.
* Utiliza, de maneiro humanista,a disciplina como um meio de promover o crescimento do funcionário.
* È auto consciente quanto...
tracking img