Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS DE ENFERMAGEM

Uma base de conhecimento exclusiva e os meios para comunicá-la são os requisitos para uma profissão.
As teorias orientam a prática de enfermagem descrevendo, explicando ou prevendo os fenômenos.

• PERSPECTIVA HISTÓRICA

- Florence Nightingale: em 1859 Florence publica a primeira teoria de enfermagem que enfoca a manipulação do ambiente visando ao benefício dopaciente.
Apesar de Nightingale não apresentar seu trabalho como uma "teoria de enfermagem", ele orientou a prática de enfermagem por mais de 100 anos.

- A Columbia School- anos 50: nos anos 50, foi reconhecida a necessidade de preparar enfermeiras em nível de graduação para as posicões administrativas e educacionais.
O teachers College da Universidade da Columbia desenvolveu programas educacionaisde graduação para o preenchimento dessas necessidades funcionais. As primeiras conceituações teóricas da ciência da enfermagem vieram de formandos desses programas, entre eles, Peplau.

- A Yale School- anos 60: nos anos 60, o pensamento teórico da enfermagem transferiu-se do enfoque sobre o problema/necessidade e os papéis funcionais para o enfoque sobre o relacionamento entre a enfermeira e opaciente.

- Anos 70: os anos 70 constituem a década em que muitas teorias de enfermagem foram apresentadas pela primeira vez.
A maioria dessas teorias foi revisada desde sua apresentação original.

- Anos 80: nos anos 80, muitas teorias de enfermagem foram revisadas com base nos achados de pesquisas que se expandiram.
Além disso, os trabalhos de Dorothy Johnson, Madeleine Leininger, foramacrescentados ao corpo do pensamento teórico de enfermagem.

- Anos 90: nos anos 90, os estudos de pesquisa que testam e expandem a teoria de enfermagem são inúmeros. Rogers, Parse, Newman, Neuman.

CATEGORIAS DE TEORIAS

As teorias de enfermagem podem pertencer às categorias de necessidade/problemas, interacão, sistemas e campo de energia.
Resumidamente, os teóricos orientados aosproblemas/necessidades enfocam as necessidades e os problemas que os clientes têm, buscando preenchê-los ou corrigi-los utilizando o processo de enfermagem.
Os teóricos orientados para a interacão enfocam o processo de comunicação no preenchimento das necessidades do cliente.
Os teóricos de sistemas sugerem que o homem é composta de muitas partes ou subsistemas que, quando juntos, são mais e diferentesque sua soma.
Os teóricos do campo de energia acreditam que as pessoas são campos de energia em constante interação com seu ambiente ou universo.

TEORIA DE OREM -1971

Para Orem a forma como o indivíduo atende as necessidades de autocuidado não é instintiva, mas um comportamento aprendido.

Conceitos:
- Ser humano: são diferentes de qualquer outra coisa viva, por sua capacidade derefletir, simbolizar e usar suas criações simbólicas (ideias, palavras)'para pensar, comunicar e realizar coisas fatos de interesse.

- Saúde: um estado de bem-estar físico, psicológico, interpessoal e social, onde o cuidado inclui desde a promoção e manutenção da saúde, passando pelo tratamento das doenças e prevenção de complicações.

- Enfermagem: envolve'a prática de fatores como a arte e aprudência, ou seja, a capacidade de fazer investigações criativas, análise das sínteses de variáveis e fatores determinantes para a produção de um sistema de assistência.

Os papéis da enfermagem e do paciente são complementares. Ambos devem trabalhar juntos para atingir o autocuidado.

Orem discute o processo de enfermagem em três passos:

.1. Diagnóstico e prescrição: determina porque aenfermagem é necessária, analisar, interpretar e fazer julgamento relativo ao cuidado;

2. Esboço de um sistema de enfermagem e plano para o fornecimento de atendimento;

3. Produção e controle dos sistemas de enfermagem.

Sistema básico de enfermagem (Orem)

1. Sistema totalmente compensatório (ação da enfermeira): Alcançar a terapêutica do autocuidado.
• Compensar a inabilidade do paciente...
tracking img