Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos conhecer e explicar como agem, funcionam e como é os Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), sendo, o que podem propiciar de orientação, suporte, cursos e recursos para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e Auxiliares de enfermagem e demais atuantes da área de saúde bemcomo a população.

2. CARACTERÍSTICAS GERAIS O Conselho Regional de Enfermagem (COREN) é um Órgão de Fiscalização Profissional, que têm como objetivos básicos fiscalizar o cumprimento da Lei do Exercício Profissional (Lei nº 7.498/86), zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam, bem como pelo acatamento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. O Conselho Federal deEnfermagem (COFEN) existe para normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos participantes da classe e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional. | |
1. | |
2. | |
3. | |
4. |

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) entidade representativa de cunhocientifico, cultural e politico em prol da organização da enfermagem brasileira e da melhoria das condições de saúde da população brasileira, na defesa do Sistema Único de Saúde.

3. O Que é a entidade do COREN
É uma autarquia federal criada pela lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, para disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão na área de Enfermagem. O COREN também é responsávelpela emissão dos documentos de inscrição aos profissionais que executam serviços de Enfermagem, habilitando-os legalmente para atuar no mercado de trabalho.

3.1 Quem se inscreve no COREN-PR
Segundo a Resolução COFEN 372/2010 para o exercício da profissão, estão obrigados ao registro dos títulos no COFEN e inscrição nos Conselhos Regionais de Enfermagem em cuja jurisdição exerça suasatividades. Os Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem. Ao Atendente de Enfermagem de acordo com a Lei 8.967 de dezembro de 1994 é assegurado o exercício das atividades elementares da enfermagem, desde que admitidos antes da Lei 7.498 de junho de 1986. A Resolução COFEN-186/95 dispõe sobre a definição das Atividades Elementares.

3.2 Por que é preciso se inscrever noConselho
O curso prepara e dá formação ao profissional, mas somente após sua inscrição no Conselho é que ele estará legalizado, apoiado na Lei 7.498/86 em seu artigo 2º que especifica: "a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício". O Conselho é uma conquistados profissionais de Enfermagem, pois permite o registro e o controle dos que estão exercendo a profissão.
















3.3 Quais os deveres dos profissionais de Enfermagem?
Inscrever-se no Conselho Regional de Enfermagem em cuja jurisdição exerça suas atividades. 
Conhecer as atividades desenvolvidas pelo COREN-PR. Efetuar pagamento da anuidade até31 de janeiro, votar na composição do Plenário a cada três anos, manter atualizado os endereços residencial e profissional, solicitar transferência em caso de mudança de Estado, solicitar o cancelamento de inscrição quando encerrar as atividades profissionais, atender a toda convocação do COREN-PR e comunicar ao COREN-PR os casos de infrações éticas.

3.4 Como obter o registroprofissional?
O profissional deve apresentar-se pessoalmente com os documentos necessários na sede do COREN PR, em Curitiba, ou em uma das oito subseções do conselho, dependendo da jurisdição em que for atuar profissionalmente.

4.4 Como obter o registro profissional?

O profissional deve apresentar-se pessoalmente com os documentos necessários na sede do COREN PR, em...
tracking img