Analise ergonomica de um motorista de onibus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO -
ANALISE ERGONOMICA


Aluna: Carolina de Castro Bueno
Segurança I PEP

Analise ergonômica do posto de trabalho de motorista de ônibus

Venho através destaanalise identificar e procurar meios de minimizar ou neutralizar os riscos de caráter ergonômicos presentes no ambiente de trabalho de um motorista de ônibus.

Em primeiro lugarobservamos que o motorista realiza suas atividades na postura sentada, o que gera muitos prejuízos a sua coluna cervical como a mà postura, tensão muscular, diminuição da circulação deoxigênio o que resulta em dores, sensação de cansaço, hérnia de disco, varizes e outras patologias. A cadeira é duro e desconfortável o que piora a situação. É necessário que o motorista sejainstruído à realizar movimentos de flexão e extensão dos pés, a se alongar durante as paradas, e realizar pausas durante a jornada de trabalho e o seu assento também tem que serergonomicamente correto.

A visibilidade durante a noite é prejudicada pela primeira lâmpada do corredor que gera reflexos no pára-brisas, o painel tem sua visibilidade prejudicada pelobrilho das peças cromadas, os controles são de difícil acesso. Os retrovisores são mal dimensionados

O aro do volante é mal posicionado e mal dimensionado, sua barra deveria serajustável á altura do motorista. O motorista troca de marcha o dia inteiro assim seu membro superior direito realiza um trabalho muito repetitivo, esses movimentos podem causar LER,tendinite, dores musculares. A solução mais eficaz é o uso de cambio automático, porem poucas empresas trabalham com veículos assim por terem um alto custo de compra e manutenção.

Muitossão os problemas encontrados pelos motoristas de ônibus, mas com a boa vontade das empresas, órgão públicos e do próprio motorista é possível tornar o trabalho deles mais prazeroso.
tracking img