Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos básicos da ergonomia
A ergonomia pode ser definida de maneira geral como o estudo da adaptação do trabalho ao homem. O trabalho tem uma acepção bastante ampla, abrangendo não apenas máquinas e equipamentos utilizados para transformar materiais, mas também toda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho. Isso envolve não somente o ambiente físico, mas tambémos aspectos organizacionais de como esse trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados (Iida,1990).
O campo da Ergonomia é praticamente ilimitado. Aplicam-se estudos ergonômicos nas mais diversas áreas. Pode-se observá-la em equipamentos cirúrgicos, odontológicos e hospitalares, ferramentas, eletrodomésticos, móveis, informática, transporte aéreo, rodoviário, naval,ferroviário, espacial, máquinas e equipamentos pesados, tratores, guindastes, pontes rolantes, cabines, painéis e salas de controle de linha de produção, etc.
Neste estudo, a análise ergonômica desenvolvida é a análises dos seguintes sistemas: da demanda (problema), da tarefa e da atividade. O objetivo foi detectar aspectos ergonômicos que influenciam na atividade do motorista. A demanda foidefinida a partir do alto índice de afastamento dos motoristas de ônibus da empresa por atestados de saúde referentes a problemas de coluna.

* Análise da Demanda
O motorista trabalha na postura sentada, o que por si só coloca a coluna vertebral em uma posição anormal, pois reduz a curvatura lombar, comprimindo os discos intervertebrais. Segundo Knoplich (1986), quem mantém uma postura sentadaincorreta, por tempo prolongado faz com que haja tensão muscular, e diminuição da circulação de oxigênio, resultando em dor, sensação de cansaço muscular e o aparecimento de patologias como a fibromialgia.
Segundo estudos, a poltrona do motorista de ônibus deve ser anatômica, regulável, acolchoada com suspensão e amortecimento hidráulico ou similar e estar posicionados de acordo com o volante, ospedais, painéis e para-brisa; o assento deve ter largura entre 40cm e 50cm e profundidade entre 38cm e 45cm. A distância entre o encosto e o centro do volante deve estar entre 54cm e 70cm, mas as condições de trabalho do motorista de ônibus no Brasil esta entre as piores. A cadeira é dura e desconfortável produzindo efeitos negativos na coluna vertebral.
O motorista de ônibus está exposto a umasérie de condições adversas que podem causar problemas cardiovasculares, músculo-esquelético, problemas gastrointestinais, respiratórios e psíquicos.
* Análise da Tarefa
O trabalho do motorista exige uma grande quantidade de tarefas que são executadas simultaneamente. As principais tarefas realizadas na condução de um veículo (ônibus) são: frear, acelerar, olhar os sinais, abrir e fechar asportas, controlar os mostradores, acionar botões, olhar os retrovisores e controlar o volante.

Condições em que o trabalhador desenvolve suas atividades:

O motorista de ônibus desenvolve suas manobras num espaço de:
" 1m e 05cm - da cadeira ao painel.
" 72 cm - da cadeira ao volante da direção.
" 82 cm - da janela à esquerda ao câmbio de marcha (à direita do motorista).
" 89 cm - da janela àesquerda à caixa do motor (à direita do motorista).
" 1m e 56 cm - da posição sentada ao teto.
" Ônibus das marcas: Mercedes e Ford.
Tempo de realização de sua tarefa:
O tempo de duração da realização de tarefas do motorista de ônibus geralmente são de 6h a 8h diárias
Obs.: o motorista de ônibus tem 20min, dentro das suas 8h para realizar suas atividades de necessidades básicas.
Asprincipais exigências da função de motorista de ônibus:
Mentais Sensoriais (visuais e auditivas): cuidados com o veículo, atenção ao trânsito, atenção às paradas (pontos de ônibus), observar os limites de velocidade, atenção aos passageiros, atenção aos sinais do cobrador, controle das manobras do veículo, cumprir horários e itinerários estabelecidos;
Exigências físicas: coordenação dos movimentos de...
tracking img