Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DESPORTO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA DE ATIVIDADE FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOCENTE: JOÃO JÁCOME



Discentes: Jonathan de Souza Brito
Kimberly Alves do ValeTrabalho sobre atividade física relacionada à Enfermagem.

Rio Branco-AC
2012

INTRODUÇÃO
Urbanização falta de áreas públicas, medo da violência e as facilidades tecnológicas que suprimem a função primária da vida, que é a locomoção, foram causando o que podemos chamar de "hipocinéticas" doenças. O sedentarismo é ofator de risco mais prevalente na população brasileira, muito maior do que outros fatores de risco como o tabagismo arterial hipertensão, obesidade e alcoolismo.
A necessidade de adotar hábitos de vida saudáveis ​​tem sido disseminada na sociedade, como ilustrado pelo aumento da demanda e atendimento de instalações desportivas, espaços públicos para a atividade física, clubes esportivos eacademias de ginástica. Isso revela o surgimento de uma nova área, o que devemos prestar atenção, a fim de identificar e, principalmente, identificar este cliente "novo", que pratica atividade física, e o atleta, que pratica esportes para fins profissionais ou de lazer.
Mesmo que não tenham percebido isso ainda, este cliente já faz parte da realidade dos profissionais de enfermagem diária, comorotineiramente aconselhar as pessoas que praticam atividade física pelo menos. Devemos refletir sobre essa clientela e nos perguntar se estamos preparados para oferecer esse atendimento, como essas pessoas não carecem de assistência apenas, mas, principalmente, a prevenção de lesões musculoesqueléticas.
E o que é a prevenção? Precisamos refletir sobre a manutenção da saúde e os benefícios daatividade física em termos de prevenção.

O EXERCÍCIO FÍSICO DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Estudantes de enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) são principalmente os jovens, profundamente envolvidos na sua jovialidade e, portanto, de produtividade física. Eles também apresentam um grande senso de iniciativa, uma característica que une e organiza outros jovens porcausa de atividades esportivas em enfermagem.
Expressão desses alunos em relação à prática de esportes e atividade física dá origem à pergunta sobre essas habilidades voltadas para a promoção da saúde.
Segundo a literatura, os principais efeitos benéficos da atividade física e exercício físico são antropométricos e neuromusculares, tais como gordura corporal diminuiu e aumento da massamuscular, a força muscular e a densidade óssea, fortalecimento do tecido conjuntivo e maior flexibilidade; efeitos metabólicos como volume sistólico aumentou, diminuiu frequência cardíaca em repouso, aumento da potência aeróbica, aumento da ventilação pulmonar, diminuição da pressão arterial, perfil lipídico melhorado e maior sensibilidade à insulina e efeitos psicológicos, como a melhora daauto-conceito, autoestima e da imagem corporal, diminuição do estresse e ansiedade, melhorias da tensão muscular e insônia, redução do consumo de medicamentos e melhora das funções cognitivas e de socialização.
Há evidências científicas de inúmeros os efeitos do exercício físico, atividade física e treinamento sobre variáveis ​​antropométricas, neuromotoras e metabólicas durante o envelhecimento,bem como seus efeitos sobre a saúde mental dos idosos. Assim, a atividade

física tem sido considerada como um aspecto fundamental do estilo de vida, com vista a promover o envelhecimento saudável e bem sucedido.
“No processo de envelhecimento”, aumentar a atividade física é fundamental para controlar o peso e gordura corporal, e também pode contribuir para a prevenção e controle de...
tracking img