Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTRO CIRURGICO
É um conjunto de elementos destinados ás atividades cirúrgicas, bem quantoá recuperação pós anestésica (RPA) e, pós-operatória do paciente que passou por tratamentocirúrgico. Neste local tudo é realizado com técnicas assépticas,preservando o paciente.
LOCALIZAÇÃO
A unidade de Centro Cirúrgico deve ocupar uma área independente dacirculação geral, ficandolivre do trânsito de pessoas e materiais estranhos aoserviço; com mínimo de ruído possível; possibilitando o acesso livre e fácil depacientes das Unidades de internação, Pronto Socorro eUTI.
ESTRUTURA FÍSICA
São considerados essenciais os elementos descritos a seguir:

VESTIÁRIOS MASCULINO E FEMININODevem estar localizados na entrada do centro cirúrgico, de modo queosprofissionais, e outras pessoas que venham da área de circulação externa, sópossam ter acesso ao setor após a troca de roupa. O vestiário deve conter tambémarmários para guardar pertencesdos usuários e sanitários anexos com lavabos echuveiro.

SALA ADMINISTRATIVAÉ o local destinado ao controle administrativo da Unidade, concentrando a chefiade enfermagem e asecretaria.

ÁREA DE RECEPÇÃO DO PACIENTEÉ a área reservada para recepcionar e transferir pacientes da maca até a mesacirúrgica.

SALA DE ESPERAÉ a área destinada aos familiares ouacompanhantes do paciente, enquantoaguardam o término da cirurgia e alta da sala de recuperação pós-anestésica (RPA).Este ambiente deve ser provido de poltronas e sanitário.

ÁREA DE ESCOVAÇÃO OULAVABOSPrevê-se um lavabo com duas torneiras para cada duas salas de cirurgias. Astorneiras devem ser munidas de características especiais, que tornem possível abri-las e fechá-las sem ouso das mãos. Os tanques devem ser instalados numa alturade mais ou menos 90 cm, para favorecer a mecânica corporal no ato da escovação.Neste local devem ter escovas e solução anti-séptic
tracking img