Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Emoções e Vida Afetiva

Sentimentos e Emoções
 
 
 
     Os sentimentos são a maneira como nos percebemos. São nossa reação ao mundo que nos circunda; portanto, compreender nossos sentimentosé compreender nossa reação a este mundo. É entender nossa vida emocional e afetiva como fonte de equilíbrio ou desequilíbrio, de saúde ou de doença.
     Os sentimentos podem ser disfarçados, negados,racionalizados, mas um sentimento doloroso não se retirará enquanto não tiver percorrido sua trajetória natural. Emoção e afeto são, portanto, sentimentos que apenas se diferenciam em grau deintensidade.
 
 
As emoções e os afetos
 
     As emoções têm uma forte expressão corporal, uma base fisiológica inata, segundo alguns autores. São sentimentos passageiros, pressionados pelosacontecimentos e pelas ansiedades que se acumulam durante o transcorrer da convivência grupal. Requerem um constante esvaziamento ou  expressão. Podem desencadear desestruturação ou alívio. Assim uma explosãoemocional como o choro, por exemplo, depois de uma reprimenda ou discussão, pode criar alívio passageiro, porém, mas tarde pode deixar um rastro de culpa pela sensação de ter “Manchado” a imagem.
    Já os sentimentos mais duradouros, como a afetividade, por exemplo, significam que uma pessoa está implicada com algo ou alguém e este fato pode se constituir desde emoções simples até os sentimentosmais complexos que caracterizam a própria personalidade do indivíduo.
     Afeto constitui-se no amplo espectro de sentimentos associados à história das relações. Estrutura o entrelaçamento dassubjetividades pessoais, sejam as atitudes solidárias, as antipatias, os enfrentamentos, as lealdades ou as oposições. O poder do afeto é a possibilidade de determinar as ações, as condutas, s pensamentosque se terá diante desta ou daquela pessoa.
     A afetividade é parte de nossa vida psíquica e para estudar o ser humano temos que considerar a importância dos afetos. Muitas vezes programamos...
tracking img