Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Piomiosite tropical: apresentações atípicas

A piomiosite tropical (PT) também pode ser chamada de piomiosite primária, miosite infecciosa, purulenta ou supurativa, miosite purulenta tropical,abscesso epidêmico ou miosite bacteriana5. Trata-se de uma infecção primária de qualquer grupamento muscular, geralmente causada pelo Staphylococus aureus. Existem 3 estágios diferentes da doença:infecção muscular difusa, formação de abscesso e sepse. O diagnóstico precoce com tratamento adequado (drenagem cirúrgica e antibioticoterapia adequada), são fundamentais para o sucesso da terapêutica.Complicações graves ou óbitos são raros, sendo que a grande maioria dos casos apresenta completa recuperação, sem seqüelas.

A denominação de PT se deve à sua maior incidência em regiões tropicais comoAmérica Latina e África34. Heckman et al19, em 1997, observaram que na tribo Chiquitano, no sul da Amazônia, essa patologia correspondia a 10% de todas as consultas médicas, sendo à doença muscular maisfreqüente da área19. Em regiões africanas, como Uganda, é descrito que esse diagnóstico é responsável por aproximadamente 4% das internações por causas cirúrgicas20 37. Já em regiões temperadas, suaincidência é menor, sendo que o primeiro caso reportado nos Estados Unidos foi em 197125. Lo et al26, em 1993, observaram que havia 100 casos descritos de PT nos últimos 20 anos, na América do Norte.Bickels et al5, em 2002, realizaram uma revisão dos casos dessa doença publicados na língua inglesa, encontrando 676 pacientes.

Sendo assim, é importante um melhor conhecimento dessa patologia noBrasil, para adequação do seu diagnóstico e tratamento. Nesse artigo relatamos 4 casos de piomiosite tropical, que, em alguns aspectos, se mostraram diferentes do encontrado na literatura, principalmenteem relação à gravidade e às complicações.

A PT é definida como infecção bacteriana sub aguda do músculo esquelético, que pode caracterizar-se pelo seu acometimento difuso, pela formação de...
tracking img