Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
XAVIER, A.S.; KOIFMAN, L. Higher education in Brazil and the education of health care professionals with emphasis on aging. Interface – Comunic., Saúde, Educ., v.15, n.39, p.973-84, out./dez. 2011.O envelhecimento populacional brasileiro é um fato. Aproximadamente 14% da população do nosso país são compostos por idosos, e estima-se, para o ano de 2025, o sexto lugar no rankingmundial. Foi utilizado o estudo de caso da Universidade Federal Fluminense (UFF), no município de Niterói, cujaquestão central abordada refere-se ao envelhecimento populacional no país, que reforça a necessidade de formação de profissionais de saúde que atendam, com qualidade, as especificidades desse grupo.O envelhecimento populacional em curso no país assume características específicas, e a busca dessa parcela da população porserviços de saúde aponta para a necessidade de formação profissional em saúde que atenda com qualidade o individuo idoso, em conformidade com os princípios norteadores do SUS. O artigo é parteintegrante do projeto de pesquisa “Implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa nos Cursos de Graduação em Saúde da Universidade Federal Fluminense”.
A metodologia utilizada foi qualitativado tipo estudo de caso da UFF, o tipo de estudo foi analise documental, onde se verificaram os documentos, e entrevistas foram realizadas 23 entrevistas semiabertas, distribuídas entre os seguintesatores sociais: sete coordenadores, 12 professores e quatro alunos de graduação dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social da UFF, eobservação das escolas onde se localizavam os cursos estudados.
Os agentes da pesquisas foram: os coordenadores de curso das graduações; professores que lecionavam disciplinas voltadas para o...
tracking img