Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1.1 – Referencial teórico-metodológico (Prática Baseada em Evidências)............. 1
1.2 – Método (Revisão Integrativa)......................................................................... 2
2 – REFERÊNCIAS................................................................................................. 4

1
PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIASPROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Referencial teórico-metodológico (Prática Baseada em Evidências)
A Prática Baseada em Evidências (PBE) é uma abordagem para o cuidado clínico, onde é necessário realizar a identificação do problema, condução da busca de estudos na literatura, avaliação critica da literatura, identificação e aplicação dos dados procedentes deste estudo para o benefício do paciente(GALVÃO, SAWEDA, TREVIZAN, 2004).
Pedrolo et al (2009) diz que a “Pratica Baseada em Evidências é definida como uma abordagem para o cuidado clínico e para o ensino, fundamentada no conhecimento e qualidade da evidência”.
Mendes, Galvão, (2008) diz que o principal propósito da PBE é de possibilitar a melhoria da qualidade da assistência à saúde e a diminuição de custos.
De acordo com Mendes,Silveira, Galvão (2008), “o uso de evidências cientificas requer habilidades do profissional de saúde, pois exige associar resultados procedentes de pesquisas na prática clinica para a resolução de problemas”
Mendes, Silveira, Galvão (2008) completa dizendo que “o enfermeiro necessita saber como obter, interpretar e integrar as evidências com os dados clínicos e preferências do paciente na tomada dedecisões na assistência de enfermagem aos pacientes e seus familiares”.
Galvão, Saweda, Trevizan (2004) descreve que a enfermagem baseada em evidência teve origem do movimento da medicina baseada em evidências. Ela é definida como o uso de informações pesquisadas em teorias para a tomada de decisão sobre o cuidado prestado tanto ao paciente quanto aos seus familiares, levando em consideração asnecessidades individuais e preferênciais.
A melhor evidência é adquirida da realização de pesquisa clinica relevante sempre focada no paciente para o aprimoramento das medidas de diagnóstico, indicadores de prognóstico e tratamento, a reabilitação e prevenção (PEDROLO et al, 2009).

2
Na Prática Baseada em Evidências encontramos alguns tipos de métodos de revisão que são mais utilizados, asistemática, a meta-análise e a integrativa. Mas a revisão sistemática e a meta-análise, não completam importantes questões de enfermagem relacionadas aos cuidados e/ou ao impacto da doença ou do tratamento (SOUZA, SILVA, CARVALHO, 2010).
De acordo com Souza, Silva, Carvalho (2010) a revisão sistemática é uma síntese rigorosa com relação à pesquisa, enfocando primordialmente estudos experimentais. Buscasuperar possíveis desvios de informações em cada uma das etapas. A revisão meta-análise é um método que combina as evidências de múltipos estudos primários. Cada estudo é sintetizado, codificado e inserido em um banco de dados quantitativo. Já a revisão integrativa é a mais ampla abordagem metodológica, onde permite a inclusão de estudos experimentais e não-experimentais para uma compreensãocompleta do assunto analisado.

Método (Revisão integrativa)
Este estudo optou pela revisão integrativa porque a produção de métodos de revisão de literatura dentro do movimento da PBE é necessária e permite a busca, a avaliação crítica e o resumo das evidências disponíveis do tema que está sendo investigado, dentre eles destacamos a revisão integrativa (MENDES, SILVEIRA, GALVÃO, 2008).
Muitasvezes o enfermeiro não tem tempo para realizar leituras de todos os estudos disponíveis e realizar análise crítica de todos os estudos, pois sua carga horária é bastante grande. Por este motivo a revisão integrativa é um método valioso para este profissional (MENDES, SILVEIRA, GALVÃO, 2008).
A revisão integrativa tem um importante papel na PBE em enfermagem, pois é a mais ampla abordagem...
tracking img