Enfase nas pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
ÊNFASE NAS PESSOAS
É a fase em que administrar é sobretudo lidar com pessoas dentro dasempresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas. É achamada abordagemhumanística, podendo ser desdobrada em duas escolasou teorias: Escola das Relações Humanas e a Teoria Comportamental.
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Precursores da Escola das Relações Humanas: ELTONMAYO (1880 – 1949) eKURT LEWIN (18890 – 1947).É a abordagem mais democrática e liberalizante ocorrida na T. A.Surgiu como uma teoria de oposição e combate à Teoria Clássica de Taylor eFayol, tendo,inclusive, negado todos os conceitos desenvolvidos pela TeoriaClássica tais como: organização formal, autoridade e responsabilidade,hierarquia, unidade de comando, estudos de tempos emovimentos,eficiência, etc.A Escola das Relações Humanas desenvolveu seus conceitos a partir daPsicologia e Sociologia Industrial tais como: organização informal,motivação, incentivos sociais, dinâmica de grupo,comunicação, liderança,etc. abordagem voltada para os aspectos psicológicos e sociológicos daorganização.Os planos de incentivo salarial foram substituídos pelo incentivo social esimbólico.O homem, segundoessa escola, é motivado basicamente humanista foi quebrar o excessivo controle hierárquico e incentivar a espontaneidade dos trabalhadores.
TEORIA COMPORTAMENTAL
A segunda abordagem humanística édenominada Teoria Comportamental ou Escola do Comportamento Organizacional.Surgiu com um livro de Herbert A. Simon, publicado em 1947, onde o autordesenvolveu uma teoria das decisões, salientando que adecisão é muito mais importante que a execução que a sucede.A partir daí, as empresas são visualizadas como sistemas de decisões, ondeas pessoas percebem, sentem, decidem e agem, definindo seuscomportamentos diante das situações com que se deparam.A abordagem comportamental origina diretamente da Escola das RelaçõesHumanas e mantém a tradição de deixar os aspectos estruturais em segundo...
tracking img