Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A teoria econômica deu inicio quando publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776.

Precursores da teoria econômica

Antiguidade

Aristóteles, Platão e Xenofonte foram os primeiros na Grécia Antiga a utilizar o termo economia, porem não foi deixado nenhuma anotação sobre a Economia. Nos séculos seguintes foram encontrados poucos trabalhos de destaque mas queeram referentes a justiça e moral.

Mercantilismo

Após o século XVI, houve a primeira escola econômica: o mercantilismo e sua preocupação era com a acumulação de riquezas de uma nação.
Acreditam quanto maior o acúmulo de metais preciosos que o governo de um país tivesse, esse seria forte e poderoso, onde que com isso ocasionaram guerras entre os países.

Fisiocracia

A fisiocracialiderou alguns trabalhos importantes no século XVIII, entre eles o que mais se destacou foi o do Dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique, foi o primeiro a dividir a economia em setores.
Acreditavam que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema. As riquezas eram constituídas através da natureza, em atividades como a lavoura, a pesca e amineração.




Os clássicos

Adam Smith (1723-1790)
Precursor na teoria moderna econômica, publicou a obra A riqueza das nações, um livro que trata sobre questões econômicas. Acreditava na livre concorrência guiada por uma “mão invisível” e sua idéia era clara, a produtividade decorre da visão de trabalho, e essa por sua vez, decorre da tendência inata da troca.
Em sua visão, o papel do Estado naeconomia deveria corresponder apenas a proteção da sociedade contra eventuais ataques na prática econômica.

David Ricardo (1772-1823)
Foi outro expoente do período clássico, desenvolveu alguns modelos econômicos e estudos sobre o comercio internacional. Muitos dos estudiosos considera que seus estudos deram origem a duas correntes antagônicas: a neoclássica e a marxista.

John Stuart Mill(1806-1873)
Foi o sintetizador do pensamento clássico, seu trabalho foi o principal ensino de economia onde definiu melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.

Jean-Baptiste Say (1768-1832)
Retomou a obra de Smith, ampliando-a, subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção e foi chamada de lei de Say, contestada em meados do século XX, é um dospilares da macroeconomia clássica.

Thomas Malthus (1766-1834)
Para Malthus a causa de todos os males da sociedade era o excesso populacional, assim o potencial de crescimento da população excederia em muito o potencial da terra na produção de alimentos, mas não previu o ritmo e o impacto do progresso tecnológico na agricultura, nem as técnicas de controle da natalidade que se seguiram.A Teoria Neoclássica

Teve inicio na década de 1870 até a década do século XX, nesse período foram privilegiados os aspectos microeconômicos da teoria, tanto com a política e o planejamento macroeconômico.

Alfred Marshall (1842-1924)
Foi o grande destaque dessa corrente, seu livro serviu como base até a metade do século XX. Apesar de as questões microeconômicas ocuparem o centro dosestudos econômicos, houve uma produção rica em outros aspectos da teoria econômica, destacando também a análise monetária, que relaciona a quantidade de dinheiro com os níveis gerais de atividade econômica e de preços.


A Teoria Keynesiana

Com a publicação da Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes, foi que se iniciou a era keynesiana, sua maior preocupação era comas implicações da teoria econômica.
Para entendermos melhor essa teoria, devemos considerar sua época, em 1930 houve um grande aumento de desemprego na Europa e a quebra da bolsa de valores nos Estados Unidos, do qual ficou conhecida como a Grande Depressão.
Para Keynes, um dos fatores responsáveis pelo aumento do emprego é o nível de produção nacional determinado pela demanda agregada ou...
tracking img