Enfase na competencia e na competitividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA4: ÊNFASE NA COMPETÊNCIA E NA COMPETITIVIDADE; A ADMINISTRAÇÃO HOJE E AS TENDÊNCIAS PARA O FURTURO

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL:
Kim (1993) afirma que as organizações aprendem por meio dos indivíduos que as compõem. Para esse autor, aprendizagem organizacional são as estratégias utilizadas por uma determinada organização para promover o compartilhamento das aprendizagens individuais egrupais.
Para que ocorra transferência de aprendizagem, faz-se necessário que existam condições no ambiente organizacional e, normalmente, as altas gerências das empresas procuram incentivar eventos instrucionais (treinamentos), para criar condições favoráveis para a aquisição de conhecimento, bem como para que ocorra a transferência de aprendizagem. Segundo Goldstein (1991), treinamento é uma formade aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho, obtido por meio da análise de tarefas e princípios da tecnologia instrucional. Já para Wexley (1984), treinamento é visto como um esforço planejado de uma organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos exigidos pelo trabalho.
GESTÃO DOCONHECIMENTO
Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processosque gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente naempresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
CAPITAL INTELECTUAL
O capital intelectual engloba todos os ativos intangíveis em uma organização, separados em três classificações principais(embora elas se misturem entre si): capital humano, capital estrutural e capital de relação.

O capital humano se refere às habilidades técnicas, competências sociais e motivações da administração e dos funcionários, além das patentes e direitos autorais. Isso significa que ele é a fonte de inovação e renovação da companhia.

Nesse sentido, o capital estrutural é definido como a estruturaorganizacional e os processos que tornam possível o desenvolvimento e aplicação do capital humano dentro da empresa, ou seja, ele permite que o capital humano crie valor para a companhia.

A última classe, o capital de relação, se refere ao conhecimento e relacionamento com clientes e fornecedores, além da eficiência de recrutamento. Esse ativo é tão importante que alguns economistas afirmam que énele que o fluxo de caixa começa.
EMPRESAS
As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram. As empresas de hoje são diferentes das de ontem e, provavelmente, amanhã e no futuro distante serão ainda mais diferentes. Não há duas empresassemelhantes, pois a principal característica das empresas é a sua enorme diversidade: as empresas podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais. Existem empresas dos mais diversos ramos de atividade que utilizam diferentes tecnologias para produzir bens ou serviços dos mais variados tipos.
ADMINISTRADOR
Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso...
tracking img