Enfase na competitividade e na competencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerações Final – Teoria da Administração



Teoria comportamental da administração é uma teoria aplicada à administração de empresas. Trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias clássica, das relações humanas e da burocracia e a adoção de posiçõesexplicativas e descritivas. A abordagem comportamental, é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relaçoões Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. Valeressaltar que, não se deve confundir a Teoria da Administração com o que se desenvolveu na Psicologia. Apesar de serem semelhantes quanto a ênfase no comportamento humano, essas duas concepções diferem muito quanto ao tratamento de problemas comportamentais. A abordagem comportamental se desenvolveu por volta de 1950, nos Estados Unidos, trazendo novos conceitos e variáveis para a teoria administrativa,principalmente, devido ao desenvolvimento das ciências comportamentais, e da Psicologia organizacional. O surgimento de idéias e conclusões, que trazem uma nova perspectiva do homem, foi de extrema importância para a formação da Teoria Comportamental. O homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão além do objetivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregáriasinerentes ao homem. Passa a ser visto também como um animal dotado de sistema psíquico, ou seja, possui a capacidade de organização de suas próprias percepções frente ao ambiente como um todo. O homem passa ser interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes. Seu comportamento é orientado para objetivos, podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcancedos objetivos o esforço coletivo, ou ainda pode competir com os outros, quando ocorre uma disputa.

Segue abaixo nosso resumo sobre as teorias, onde envolve as abordagens Humanistas, Neoclássicas e Estruturalistas.

A Teoria Clássica da Administração é uma escola de pensamento administrativoCaracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem economico e pela busca damáxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.

Os estudiosos defendia princípios semelhantes na Europa, baseado emsua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da administração cientifica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.

Sofreucríticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 1940, principalmente em função dos seguintes aspectos:

A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam umaabordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais;

A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas;

O crescente tamanho e complexidade das empresas...
tracking img