Energias renovaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Negócios
Curso de Administração



Alex Manfro
Betânia Schneider Colombo
Fabio Vanin
Raquel Carvalho
Ronaldo Subtil












FONTES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS










Caxias do Sul, setembro de 2008


Alex Manfro
Betânia Schneider Colombo
Fabio Vanin
Raquel Carvalho
Ronaldo Subtil












FONTES DE ENERGIAS RENOVÁVEISProjeto de Pesquisa apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, como parte das exigências do Curso de Administração de Empresas para aprovação na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa.









Caxias do Sul 2008

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Histórico da Petrobrás 5
1.2 Problematização 5
1.3 Hipóteses 6
1.4 Objetivos 61.4.1 Geral 6
1.4.2 Específicos 6
1.5 Justificativa 6
2 REFERENCIAL TEÓRICO 7
3 DELINEAMENTO METODOLÓGICO 9
3.1 Tipo e Método de pesquisa 9
3.2 Delimitação da população ou do objeto de estudo 10
3.3 Técnicas de coletas de dados 10
3.4 Análise e interpretação dos dados 12
3.5 Desenvolvimento da pesquisa 12
3.6 Cronograma de atividades 12
3.7 Orçamento 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14APÊNDICES 15
ANEXOS 16


1 INTRODUÇÃO





Desde o início do século XX, o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e a degradação do solo, o petróleo é considerado uma das mais importantes e tradicionais fontes de energia, foi continuamente extraído sendo que seus poços já começam a se esgotar, há pouco menos de 100 anos após oinício de sua utilização efetiva. O carvão é um recurso ainda mais antigo e também é considerado esgotável. A energia nuclear da mesma forma, nos alerta para o perigo dos resíduos radioativos. O uso das fontes tradicionais traça sua trajetória de declínio, não só pela suas características, mas também é uma ameaça ao meio ambiente. Nos últimos anos o mundo tem mostrado uma grande preocupação em relaçãoà extração, a comercialização e uso desses combustíveis, pois são através desses produtos que se mantém o desenvolvimento econômico e tecnológico, além de oferecer qualidade de vida as pessoas.
Com objetivo de preservar os recursos naturais do planeta e diminuir os impactos ambientais deu-se início a busca por fontes de energia com baixo custo ambiental, denominadas fontesalternativas. Essas fontes alternativas além de não prejudicar à natureza, são renováveis entre as quais podemos incluir a energia solar (captado por painel solar), energia eólica (turbina eólica, cata-vento), energia hídrica (hidroelétricas), biomassa (madeira e restos de materiais orgânicos), biogás (resultado da decomposição de material orgânico animal e vegetal), biodiesel (extraído de sementescultivadas na natureza), cada vez mais essas energias vem ganhando espaço e competindo com as energias poluentes.
As fontes renováveis de energia oferecem inúmeras vantagens em relação às energias tradicionais como: assegurar a sustentabilidade da geração de energia à longo prazo; reduzir as emissões atmosféricas de poluentes; criar novas oportunidades de emprego; diminuir o desmatamento denossas florestas.
O Brasil está pronto para substituir as energias tradicionais pelas energias renováveis, graças às inúmeras fontes energéticas disponíveis no país. Seguindo esta tendência de preservar o meio ambiente, a Petrobrás vem investindo no segmento de energias renováveis, a fim de contribuir para diversificar a matriz energética brasileira sem agredir o meio ambiente.



1.1Histórico da Petrobrás


Em meados do final da década de 40 em função da dúvida sobre a melhor política a ser adotada no Brasil em relação à exploração do petróleo surgiam dois grupos em que o primeiro defendia a participação na iniciativa privada e o segundo defendia o regime de capital estatal, uma vez que a produção nacional do petróleo na época não atingia 1,6 % do consumo...
tracking img